A escassez de recursos para viabilizar financeiramente a contratação de profissionais adicionais especializados e assim ampliar os números de diagnósticos demandados pela sociedade é evidente. Os pacientes são provenientes, em sua maioria, de um contexto de vulnerabilidades que enfrentam, com suas famílias, mais este fator estressor (a espera), tendo sua saúde possivelmente prejudicada pelo tempo que passam sem atendimento especializado.
Objetivo Geral - Atender 1.104 crianças e adolescentes, de 0 a 17 anos e 11 meses, em situação de vulnerabilidade com suspeita de Deficiência Intelectual, por meio do serviço de referência em diagnóstico do Instituto Jô Clemente (IJC).
Objetivos Específicos:
1. Realizar diagnóstico da Deficiência Intelectual de forma mais célere, preferencialmente no início da vida da criança e no adolescente com suspeita de Deficiência Intelectual.
2. Investigar a causa da Deficiência Intelectual a fim de garantir intervenção mais adequada e consequentemente contribuir com melhora na qualidade de vida das crianças e adolescentes.
3. Realizar encaminhamento das crianças e adolescentes com Deficiência Intelectual elegível para os serviços regulares da organização, visando garantir maior efetividade do desenvolvimento do plano de atendimento individual de cada beneficiário.
1.104 crianças e adolescentes na faixa etária 0 a 17 anos e 11 meses.
Para melhorar os atendimentos, reduzir o tempo de espera para consultas especializadas, otimizar a capacidade da equipe profissional e disponibilidade de espaço físico, foram definidos protocolos de intervenção específicos para cada especialidade envolvida no processo de Diagnóstico da Deficiência Intelectual:
Realização do Diagnóstico:
I - Triagem dos pacientes: assistente social e psicólogo farão o primeiro atendimento para avaliar se a criança ou adolescente possuem requisitos para participar do projeto (diagnóstico clínico). O paciente com perfil para o projeto passará então ao momento seguinte de agendamento de sua consulta para a realização do psicodiagnóstico.
II - Psicodiagnóstico: avaliação psicológica com foco na inteligência, de acordo com escalas padronizadas na população brasileira, entrevistas clínicas com os pacientes e suas respectivas famílias.
Investigação diagnóstica:
I - Consultas da investigação da etiologia da Deficiência Intelectual, que compreendem atendimentos em três especialidades: Psiquiatra, Neurologia e Genética.
II - Fechamento do Diagnóstico da Deficiência Intelectual.
Maio de 2024 a abril de 2025
Termo de Fomento – TF 054 /2024
Plano de trabalho