Ao longo do mês de novembro, serão realizadas várias ações em parceria com empresas privadas, personalidades, organizações e órgãos públicos
O Brasil, com seus mais de 200 milhões de habitantes, possui cerca de dois milhões já diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Organização Mundial de Saúde (OMS) define o autismo como uma série de sinais que indicam algum grau de comprometimento no comportamento social, comunicação e linguagem.
Apesar do número de casos, ainda há investigações a serem feitas sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus impactos. Pensando em dar visibilidade ao assunto e sensibilizar as pessoas, o Instituto Jô Clemente (IJC), referência nacional na inclusão de pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, lançará no dia 1 de novembro, a 1ª Campanha do Brasil de Conscientização sobre o Autismo que tem como objetivo quebrar paradigmas e disseminar informações sobre o diagnóstico.
A iniciativa conta com diversas ações que acontecerão ao longo do mês de novembro e irá abordar o autismo de forma abrangente, desde o fornecimento de vários conteúdos informativos gratuitos até sessões especiais de cinema. "A ideia é desmistificar conceitos e compartilhar informações sobre o diagnóstico e as terapias, discutir políticas públicas e a inclusão profissional e educacional, além de promover o respeito às diferenças nos mais diversos ambientes", ressalta Daniela Mendes, superintendente geral do IJC.
O time de 28 parceiros do IJC para esta campanha inclui a rede de cinemas do Cinemark, Kinoplex e PlayArte; os parceiros institucionais: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, Multipark, Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e as torcidas inclusivas: Tricolores, Alviverdes e Alvinegros.
A campanha também conta com o apoio das empresas Arcos Dorados, Espaço Laser, Colgate, Gol, Raia Drogasil, Flix Media e Fantastic Brindes, além dos parceiros de mídia e de comunicação: Folha de São Paulo, Revista Você RH, Revista Pais & Filhos, Revista Materlife, Rádio Nova Brasil FM, Radio Kiss FM, Rádio Capital AM, Programa Gente Que Fala AM, Rádio Zero 9, Agência AUDAZ, Porão Filmes e Liquo Áudio.
"A efetivação de ações para desmistificar, informar e promover o entendimento sobre o autismo é de extrema importância para que a gente torne a nossa sociedade cada vez mais consciente e inclusiva", destaca o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), Marcos da Costa.
Para Silvia Grecco, secretária Municipal da Pessoa com Deficiência, a campanha do IJC é de extrema importância, além de necessária. "Trabalhamos diariamente na transversalidade, construindo políticas públicas na cidade de São Paulo que garantam os direitos das pessoas com autismo. O trabalho em conjunto fortalece a nossa causa", afirma.
No setor de entretenimento, a campanha incluirá um filme produzido pelo Instituto Jô Clemente (IJC) de conscientização sobre o autismo, com a participação especial do cantor Vitor Fadul, diagnosticado com autismo aos 24 anos, além de contar a história de outras pessoas que tiveram o diagnóstico tardio. O vídeo será exibido nas salas de cinema das redes Cinemark, Kinoplex e PlayArte de todo o Brasil no mês de novembro.
Além disso, a ação busca reforçar a importância das adaptações necessárias nos ambientes para inclusão da pessoa com autismo e divulgar a Sessão Azul, uma sessão de cinema que conta com iluminação e som adaptados.
Para Martiniana Raiola, coordenadora do Departamento de Marketing da PlayArte, a sessão denominada "Play Azul" cria um espaço inclusivo e acolhedor para pessoas com autismo e outros públicos que possam ter sensibilidades sensoriais. "Durante essas projeções, são aplicadas diversas adaptações para garantir uma experiência confortável e agradável", explica.
"Um dos principais objetivos do Kinoplex é promover a todos a oportunidade de viver a experiência do cinema. Por isso, realizamos mensalmente uma sessão adaptada para jovens autistas através do Kinoplex Azul, uma oportunidade de viverem toda a magia e emoção do cinema em condições adequadas. Portanto, é de grande prazer apoiar uma campanha tão importante como essa do Instituto Jô Clemente(IJC)", afirma Patrícia Cotta, Head de Marketing do Kinoplex.
O IJC firmou parcerias com as torcidas inclusivas do Corinthians, Palmeiras e São Paulo, que reúnem torcedores com autismo. Além de poder assistir às sessões adaptadas nas redes Cinemark, Kinoplex e Playarte, estes torcedores terão ainda um momento especial na ação de lançamento do vídeo da campanha.
O objetivo da parceria com as torcidas é levar informação e reforçar a importância do tema a toda a sociedade. “A campanha do IJC vem reforçar a luta de todos nós pela verdadeira inclusão, aquela que proporciona aos Autistas o verdadeiro sentimento de pertencimento e reconhecimento”, reforça Barbara Luise da Silva, diretora da torcida Autistas Alviverdes (palmeirenses) .
“O nosso lema é respeito, empatia e inclusão, por isso nos unimos ao Instituto Jô Clemente (IJC) nessa campanha que busca potencializar a conscientização e levar informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) a toda sociedade” afirma Rafael Lopes e Juliana Prado, idealizadores e porta-vozes do Movimento de Inclusão Social Autistas Alvinegros (corintianos).
“Promover conhecimento é fundamental para que a população em geral entenda sobre o autismo. Mais que isso, é desconstruir uma sociedade preconceituosa, dando visibilidade para que haja aceitação de todas as pessoas, para que o amor, seja a única forma de comportamento igual entre nós”, ressalta Rosângela Barbosa, fundadora da torcida inclusiva do Sou Tricolor Autista (são paulinos
O objetivo da parceria com as torcidas é levar informação e reforçar a importância do tema a toda a sociedade. "A campanha do IJC vem reforçar a luta de todos nós pela verdadeira inclusão, aquela que proporciona aos Autistas o verdadeiro sentimento de pertencimento e reconhecimento", reforça Barbara Luise da Silva, diretora da torcida Autistas Alviverdes (palmeirenses) .
"O nosso lema é respeito, empatia e inclusão, por isso nos unimos ao Instituto Jô Clemente (IJC) nessa campanha que busca potencializar a conscientização e levar informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) a toda sociedade" afirma Rafael Lopes e Juliana Prado, idealizadores e porta-vozes do Movimento de Inclusão Social Autistas Alvinegros (corintianos).
"Promover conhecimento é fundamental para que a população em geral entenda sobre o autismo. Mais que isso, é desconstruir uma sociedade preconceituosa, dando visibilidade para que haja aceitação de todas as pessoas, para que o amor, seja a única forma de comportamento igual entre nós", ressalta Rosângela Barbosa, fundadora da torcida inclusiva do Sou Tricolor Autista (são paulinos).
Faz parte da campanha do IJC a distribuição de flyers informativos sobre o autismo na rede de estacionamentos Multipark em diversas cidades do Brasil. "Estamos muito felizes em apoiar o IJC na conscientização e instrução a respeito do Transtorno do Espectro Autista (TEA). É um tema que merece muito mais luz para que a sociedade saiba como lidar com as necessidades específicas de quem tem este diagnóstico", diz Evandro Foli, gerente comercial da MultiParK Estacionamentos.
Nas estradas e rodovias de São Paulo, mensagens sobre o autismo, como: "Do diagnóstico às terapias para autismo: procure o Instituto Jô Clemente (IJC)" e "Conhece alguém com sinais de autismo? Procure o Instituto Jô Clemente (IJC)" serão exibidas nos Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs), administrados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP).
"Campanhas dão visibilidade às causas e mobilizam a sociedade. Já houve um grande avanço na medicina, nos direitos e na inclusão dessas pessoas, mas ainda é preciso fazer mais", complementa Sérgio Camargo, superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP), novamente parceiro do IJC.
Como a primeira grande campanha de conscientização sobre o autismo, O IJC criou mensagens-chave para sensibilizar, conscientizar, informar, desmistificar os achismos e estereótipos, orientar como conseguir o diagnóstico e mostrar onde encontrar apoio e informação.
Por meio das mensagens: "Do diagnóstico às terapias", "Seja a peça-chave contra os achismos no autismo" e "Toda terapia começa com o diagnóstico", o Instituto terá forte presença nas redes sociais, canais internos e externos de empresas parceiras e de canais de mídia como revistas, jornais e rádios; além de divulgar diversos conteúdos informativos nos próprios canais do Instituto Jô Clemente (IJC).