Logon

Pesquisar


Sobre o serviço:

A avaliação neuropsicológica é um instrumento que auxilia na compreensão de diversas queixas que impactam nas rotinas e atividades de vida diária. Ao compreender o funcionamento cognitivo, o profissional é capaz de sugerir o tratamento mais apropriado em cada caso, bem como orientar sobre as potencialidades. Portanto, a avaliação não tem apenas finalidades diagnóstica, mas também visa relacionar os resultados obtidos na avaliação para elaboração de intervenções eficazes com o objetivo de investigar funções congnitivas como atenção, linguagem, percepção, memória e funções motoras em pessoas com queixas de alterações cognitivas e comportamentais e relacioná-las com prejuízos funcionais

Fluxo da avaliação neuropsicológica :

  1. Entrevista realizada por profissional especializado.
  2. Observação comportamental.
  3. Interpretação de diferentes escalas de avaliação de sintomas.
  4. Aplicação de diversos testes neuropsicológicos padronizados.
  5. Devolutiva (repasse dos resultados para pacientes e familiares).

Trata-se de uma avaliação detalhada das funções cognitivas, utilizando instrumentos padronizados, como testes e escalas, para avaliação dos domínios cognitivos. As avaliações são realizadas por psicólogos com pós-graduação em Neuropsicologia, que são os profissionais habilitados para uso dos instrumentos de avaliação.

Conhecer o perfil cognitivo permite compreender melhor as dificuldades apresentadas e programar estratégias mais eficazes de tratamento. 

Por isso, no momento inicial é feita uma primeira consulta e o profissional indicará o protocolo de avaliação de acordo com a faixa etária e com a hipótese diagnóstica.

Situações em que a avaliação neuropsicológica é útil para o diagnóstico:

  1. Transtorno do desenvolvimento intelectual.
  2. Transtorno do Espectro Autista (TEA).
  3. Transtorno da linguagem (DEL).
  4. Transtornos de aprendizagem (dislexia, discalculia, etc.).
  5. Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).
  6. Déficits associados a doenças neurológicas e degenerativas (epilepsia, Parkinson, esclerose múltipla, declínio cognitivo e quadros demenciais).
  7. Sequelas de eventos que afetam o sistema nervoso central (traumatismos cranianos, acidentes vasculares cerebrais, hipóxia, intoxicações, meningites e encefalites, abuso de álcool e drogas, etc.).



Diferenciais:

Realizada com profissionais especializados em Neuropsicologia e com experiência na avaliação de indivíduos quanto ao neurodesenvolvimento e ao processo do envelhecimento.



Atendimento:

Modalidade de atendimento: convênios, particular e Sistema Único de Saúde (SUS) – este último exclusivamente mediante encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) via Sistema Integrado de Gestão da Assistência à Saúde (Siga Saúde).

Idade: a partir de 6 anos (para atendimento via Sistema Único de Saúde - SUS) e de 1 a 89 anos (para atendimento por convênios ou particular).



Dúvidas e agendamento:

Telefone e/ou WhatsApp: (11) 5080-7164.




Responsável técnica pelo Ambulatório de Diagnóstico: Dra. Danielle Christofolli (CRM nº 98.278 SP).

Nossas informações:
Instituto Jô Clemente

Associação de Pais e
Amigos dos Excepcionais
de São Paulo

CNPJ 60.502.242/0001-05

Endereço

Rua Loefgren, 2109

Vila Clementino

São Paulo, SP - Brasil

CEP 04040-033

Feito com pela Mult-Connect
Logo IJC Branco Horizontal

Onde estamos

Rua Loefgren, 2109

Vila Clementino

São Paulo, SP - Brasil

CEP 04040-033

Feito com pela Mult-Connect