Hoje vamos falar sobre Rimas, um conteúdo popular entre os textos de poesia e música, que quando citado apresenta sonoridade, ritmo e musicalidade. Uma boa combinação de atração para estimular os alunos na alfabetização.
Muitos desafios estão presentes na habilidade de ler e escrever, mas há sempre um meio para apresentar a uma criança ou adolescente um caminho pelo qual ele poderá apropriar-se dessa aprendizagem. Trazer o lúdico e a brincadeira para dentro das aulas pode contribuir neste processo.
A atividade que sugerimos foi criada pelo site wordwall, uma plataforma que permite desenvolver atividades interativas com conteúdo diverso. A mesma proposta pode ter uma variação de situação e dinâmica, isso pode depender do que o estudante já sabe e consegue realizar, além do objetivo do professor. A apresentação do conteúdo pode ser produzida em formato de: questionário, pares correspondente, labirinto, imagens, múltipla escolha, entre outros.
Dica 1: Verificar com antecedência o repertório que o estudante sabe sobre o conteúdo que será apresentado na estratégia;
Dica 2: Oferecer diferentes recursos para o acesso e compreensão da atividade;
Dica 3: Use dica de modelagem (demonstre a atividade e solicite para o estudante realizar) para que os estudantes realizem o processo com independência.


Vamos Jogar e aprender? https://wordwall.net/pt/resource/10525047/jogo-das-rimas
Referências Bibliográficas
BNCC Base Nacional Comum Curricular site: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
Jogo das Rimas: https://wordwall.net
Ficha Técnica
Roseli Olher – Supervisora
Yara Leandro dos Santos – Orientadora Pedagógica
Adriana Rafaela de Souza – Pedagoga
Ana Cristina Caldas Vieira – Pedagoga
Darissa Voigt – Pedagoga
Jaqueline Oliveira – Pedagoga
Juliano Ferreira – Pedagogo
Patrícia Silva Lopes – Pedagoga
Rochelle Miranda de Paula – Pedagoga