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A leitura é uma prática agradável, que deve ser estimulada em diversos espaços e tempo. Por meio dela, as pessoas têm acesso a diferentes informações, por isso, o estímulo para essa habilidade deve ser constante. A oralidade, a escrita e a leitura são os eixos norteadores da alfabetização, funções que permitem explorar o mundo e conhecer o significado das palavras diante do seu contexto de vida.

Neste sentido, esse eixo de aprendizagem vai auxiliar o aluno a apropriar-se da linguagem escrita, reconhecendo-a como forma de interação nos diferentes campos de atuação da vida social, utilizando-a para ampliar suas possibilidades de participar da cultura letrada, de construir conhecimentos (inclusive escolares) e de se envolver com maior autonomia e protagonismo na vida social.

As propostas para desenvolver essa habilidade devem considerar:

Gestão de Tempo: Refere-se ao tempo de compreensão e resposta entre a instrução, a execução da atividade e organização da rotina visual, com antecipação das tarefas do dia;

- Gestão de Espaço: Refere-se à organização do espaço, estratégia e recurso/material para execução da proposta;

- Gestão Pessoal: Refere-se à comunicação clara e objetiva, verificar se a proposta será no formato individual, dupla ou em grupo, conhecer as habilidades, competências e preferências do estudante, motivação e oportunidades para todos.


Algumas dicas para incentivar a Leitura:

Roda de Leitura: Nesta atividade o aluno interage com as palavras, os elementos e a imagens, e o professor pode oportunizar diferentes gêneros textuais. Para esta proposta, é importante escolher livros dentro do interesse do grupo e algumas estratégias como:

- Imagens ilustrativas das ações;

- Fichas com os desenhos dos elementos principais do texto;

- Material concreto (referente aos elementos da história) para exploração dos alunos durante a contação.   

 

Roda de conversa: Nesta atividade os estudantes podem compartilhar suas histórias e experiências pessoais. Para esta proposta, o professor pode usar algumas estratégias e recursos para ampliar a possibilidade de participação e compreensão:

- Plaquinhas com imagens de situações possíveis de passeios, com exemplo, parques, cinema, shopping, restaurantes, praias, etc.;

- Imagens de meio de transporte utilizado durante o percurso, como por exemplo, avião, carro, ônibus, trem e navio;

- Imagens de pessoas para representar quais foram os pares na atividade, como por exemplo, mulher, homem, crianças e idosos.


Jogos coletivos de identificação de palavra e interpretação: Nesta atividade os estudantes, além da leitura, serão estimulados a pensar também sobre o pensamento abstrato e significado concreto. Para esta proposta, o aluno deve minimamente conhecer o alfabeto. O professor pode usar algumas estratégias eficientes para todos:

- Fichas ou plaquinhas com cartolina com palavras fáceis de representar visualmente, como por exemplo, flor, casa, cachorro, bola;

- Fichas ou plaquinhas com os desenhos para associação da palavra;

 

Com os recursos prontos o estudante deverá combinar a palavra com a imagem correspondente. É importante ressaltar que as fichas disponíveis devem seguir conforme as competências prévias e habilidade do aluno.

 

Leitura com caça-palavras: Esta atividade é muito interessante e divertida para os primeiros anos ou primeiras aulas, para incentivar e estimular a percepção visual, a oralidade, a escrita, a leitura e a pesquisa e assimilação. Para esta proposta, você pode usar algumas estratégias e recursos para ampliar a possibilidade de participação de todos:

- No quadro branco ou lousa escreva 10 palavras para serem localizadas no caça-palavras;

- Caça-palavras com nome dos estudantes da sala para serem preenchidos;

 

Imitação de ações ou palavras diversas: Esta atividade, além da habilidade de leitura, sugere estimular o conceito e significado da palavra. Para esta proposta podemos pensar em dispor alguns recursos para favorecer a compreensão de todos os envolvidos:

- Fichas com desenhos seguidos de descrição para o aluno representar com o corpo ou desenho;

- Um mediador que falará no ouvido do aluno uma ação ou representação conforme o conteúdo sugerido para trabalhar;

- Flip Sharp ou Lousa para desenhos conforme a ficha retirada;

- Montar duas ou três equipes e pontuar os pontos.

 

As atividades de leitura podem ser apresentadas conforme as preferências e compreensão dos alunos envolvendo cada vez mais os estudantes nas práticas de ler livros. O incentivo dos pais e da escola é fundamental para o hábito e para formação de bons leitores.

Como incentivo deixamos como sugestão o desafio "Decifrando os Mistérios" uma proposta divertida para realizar com as crianças. Use a criatividade e imaginação para propor momentos que encoraje a resposta criativa e divertida.


 


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Referências Bibliográficas

BNCC Base Nacional Comum Curricular site: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/;

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Ficha Técnica

Roseli Olher – Supervisora

Yara Leandro dos Santos – Orientadora Pedagógica

Adriana Rafaela de Souza – Pedagoga

Ana Cristina Caldas Vieira – Pedagoga

Darissa Voigt – Pedagoga

Jaqueline Oliveira – Pedagoga

Juliano Ferreira – Pedagogo

Patrícia Silva Lopes – Pedagoga

Rochelle Miranda de Paula – Pedagoga

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Nossas informações:
Instituto Jô Clemente

Associação de Pais e
Amigos dos Excepcionais
de São Paulo

CNPJ 60.502.242/0001-05

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