A ida ao supermercado é uma experiência bem presente no contexto familiar, às vezes prazerosa, e outras nem tanto. Nesta atividade, vamos aproveitar a lista de compras para incentivar os alunos na habilidade de ler e escrever. A prática contextualizada em seu cotidiano favorece novas aquisições de conhecimentos, pois há um movimento de compreensão do "todo" sobre o significado das palavras.
Para incentivar as crianças e adolescentes a ler e escrever a sugestão é realizar uma lista de compras com os itens que há dentro da geladeira ou ainda listar cinco itens que eles gostam para comprar no supermercado.
Se a proposta ganhar a prática real, é importante atenção no foco do objetivo para não apresentar muitos estímulos em uma única vivência ao mercado. Para cada momento, a abordagem e o estímulo serão diferentes, dependendo do que se quer ensinar. A sugestão é simples e cabe em várias situações, use a criatividade e aplique a atividade.
Não se esqueça de trazer recursos acessíveis como; imagens, panfletos de mercado, material concreto que simule o real ou ainda produtos para leitura de rótulos, organize tudo e boa diversão.

Uma ideia para estimular as crianças, é realizar um check list da lista ou ainda selecionar os produtos.
Referências Bibliográficas
BNCC Base Nacional Comum Curricular site: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
Ficha Técnica
Roseli Olher – Supervisora
Yara Leandro dos Santos – Orientadora Pedagógica
Adriana Rafaela de Souza – Pedagoga
Ana Cristina Caldas Vieira – Pedagoga
Darissa Voigt – Pedagoga
Jaqueline Oliveira – Pedagoga
Juliano Ferreira – Pedagogo
Patrícia Silva Lopes – Pedagoga
Rochelle Miranda de Paula – Pedagoga