O calendário mensal pode ser um instrumento funcional para a aprendizagem dos números, para organizar o tempo, prever acontecimentos, compromissos e permite a interpretação de uma série numérica dentro das possibilidades do mesmo, com a leitura do tempo, como o dia, mês e o ano atual.
Essa proposta pode ser apresentada diariamente para os estudantes, e o formato do calendário pode variar conforme o objetivo da aula. A exploração do calendário pode ser mediada ou até a partir de um interesse comum os integrantes da sala.
Dica 1: Utilizar números móveis para acomodar os dias dentro do mês de referência;
Dica 2: Adicionar fotos ao calendário de aniversariantes;
Dica 3: Explorar cálculos para adivinhar a idade dos alunos de forma individual e até do grupo de alunos que nasceram no mês.
A proposta pode abranger muitas áreas no aspecto cognitivo do raciocínio lógico, trabalhar com uma ferramenta funcional traz sentido e aproxima mais do cotidiano, tendo em vista que já é um instrumento bem comum usado pelos familiares. Oportunizar o uso e a sua funcionalidade pode contribuir para comunicação funcional e organização de todos em vários contextos para a vida ativa.
ATIVIDADE: Calendário do Mês

Atividade proposta pela Pedagoga Patrícia.
O calendário e os números foram plastificados para maior durabilidade.
Referências Bibliográficas
BNCC Base Nacional Comum Curricular site: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
Ficha Técnica
Roseli Olher – Supervisora
Yara Leandro dos Santos – Orientadora Pedagógica
Adriana Rafaela de Souza – Pedagoga
Ana Cristina Caldas Vieira – Pedagoga
Darissa Voigt – Pedagoga
Jaqueline Oliveira – Pedagoga
Juliano Ferreira – Pedagogo
Patrícia Silva Lopes – Pedagoga
Rochelle Miranda de Paula – Pedagoga
Sandra Neves – Auxiliar de Classe
Fernanda Azarias – Auxiliar de Classe