Para estimular a habilidade de raciocínio lógico matemático é necessário oportunizar estratégias que contemplem diferentes práticas/vivências, com o intuito de superar as barreiras e promover propostas significativas aos estudantes em situações diárias. O eixo de aprendizagem lógico é geralmente visto no contexto escolar com o objetivo de conhecer e investigar os números, compreender cálculos e desenvolver o raciocínio e capacidade de argumentação.
Uma dica para os professores trabalhar dentro do espaço escolar para estimular e desenvolver as habilidades de raciocínio lógico matemático é considerar:
Materiais de apoio concreto: materiais para cálculo como (material dourado, ábaco) ou outros com a preferência do estudante, delimitação com marcação forte e visual para compreensão dos cálculos e espaços onde serão acomodados os números (caderno quadriculado), números e formas geométricas móveis e réguas.
Recursos eletrônicos: Calculadora, softwares.
Gestão Pessoal: Considerar as diferentes respostas diante do desenvolvimento e habilidade pessoal, respeitar o tempo de atenção, concentração e execução.
Algumas dicas para estimular a habilidade de raciocínio lógico matemático:
Jogo FreeCell: Nesta atividade o aluno interage de forma virtual com cartas e números que devem serem ordenadas na sequência decrescente dos números até finalizar todas os naipes. Um jogo de interação eletrônica que chama atenção dos amantes de computador. Alguns recursos de tecnologia assistida podem ser inseridos para favorecer a participação de todos, dentre eles:
- Apoio de imagens para pareamento;
- Mouse adaptado;
- Teclado ampliado e adaptado;
- Acionador de voz (vocalizador) .
Jogo da Velha: Uma proposta simples que exige pensamento lógico e estratégico entre dupla. Trabalhamos a resolução de problemas e sequência. Para favorecer e dinamizar a participação de todos, o professor poderá apresentar o jogo em diferentes formatos, dentre eles, com traços ampliados no chão com objetos diferentes como peças.
Jogo do Jokenpô: Um jogo que auxilia a estimular a memória, consciência rítmica, tempo e sequência crescente lógica, além de socialização, agilidade e coordenação.
As atividades de raciocínio lógico matemático podem ser flexíveis e devem ser apresentadas diante os interesses e preferências do grupo ou individual, levando sempre em consideração o nível de compreensão dos envolvidos. O estímulo dos pais e professores vai favorecer novas habilidades e conhecimentos dentro da área.
Como incentivo, deixaremos um desafio divertido para apreciação de todos. Lembre-se: ao término, realize a conclusão com um bate-papo sobre o tema. Essa atividade favorece para fechar o tópico. Use a criatividade e imaginação para propor momentos que encorajam a resposta criativa e divertida.

Referências Bibliográficas
BNCC Base Nacional Comum Curricular site: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/;
Ficha Técnica
Roseli Olher – Supervisora
Yara Leandro dos Santos – Orientadora Pedagógica
Adriana Rafaela de Souza – Pedagoga
Ana Cristina Caldas Vieira – Pedagoga
Darissa Voigt – Pedagoga
Jaqueline Oliveira – Pedagoga
Juliano Ferreira – Pedagogo
Patrícia Silva Lopes – Pedagoga
Rochelle Miranda de Paula – Pedagoga