Logon

Pesquisar


Para estimular a habilidade de raciocínio lógico matemático é necessário oportunizar estratégias que contemplem diferentes práticas/vivências, com o intuito de superar as barreiras e promover propostas significativas aos estudantes em situações diárias. O eixo de aprendizagem lógico é geralmente visto no contexto escolar com o objetivo de conhecer e investigar os números, compreender cálculos e desenvolver o raciocínio e capacidade de argumentação.

Uma dica para os professores trabalhar dentro do espaço escolar para estimular e desenvolver as habilidades de raciocínio lógico matemático é considerar:

Materiais de apoio concreto: materiais para cálculo como (material dourado, ábaco) ou outros com a preferência do estudante, delimitação com marcação forte e visual para compreensão dos cálculos e espaços onde serão acomodados os números (caderno quadriculado), números e formas geométricas móveis e réguas.

Recursos eletrônicos: Calculadora, softwares.

Gestão Pessoal: Considerar as diferentes respostas diante do desenvolvimento e habilidade pessoal, respeitar o tempo de atenção, concentração e execução.

 

Algumas dicas para estimular a habilidade de raciocínio lógico matemático:


Jogo FreeCell: Nesta atividade o aluno interage de forma virtual com cartas e números que devem serem ordenadas na sequência decrescente dos números até finalizar todas os naipes. Um jogo de interação eletrônica que chama atenção dos amantes de computador. Alguns recursos de tecnologia assistida podem ser inseridos para favorecer a participação de todos, dentre eles:

- Apoio de imagens para pareamento;

- Mouse adaptado;

- Teclado ampliado e adaptado;

- Acionador de voz (vocalizador) .

 

Jogo da Velha: Uma proposta simples que exige pensamento lógico e estratégico entre dupla. Trabalhamos a resolução de problemas e sequência. Para favorecer e dinamizar a participação de todos, o professor poderá apresentar o jogo em diferentes formatos, dentre eles, com traços ampliados no chão com objetos diferentes como peças.

 

Jogo do Jokenpô: Um jogo que auxilia a estimular a memória, consciência rítmica, tempo e sequência crescente lógica, além de socialização, agilidade e coordenação.   

 

As atividades de raciocínio lógico matemático podem ser flexíveis e devem ser apresentadas diante os interesses e preferências do grupo ou individual, levando sempre em consideração o nível de compreensão dos envolvidos. O estímulo dos pais e professores vai favorecer novas habilidades e conhecimentos dentro da área.  

Como incentivo, deixaremos um desafio divertido para apreciação de todos. Lembre-se: ao término, realize a conclusão com um bate-papo sobre o tema. Essa atividade favorece para fechar o tópico. Use a criatividade e imaginação para propor momentos que encorajam a resposta criativa e divertida.


 


 

Referências Bibliográficas

BNCC Base Nacional Comum Curricular site: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/;

 

Ficha Técnica

Roseli Olher  Supervisora

Yara Leandro dos Santos – Orientadora Pedagógica

Adriana Rafaela de Souza – Pedagoga

Ana Cristina Caldas Vieira – Pedagoga

Darissa Voigt – Pedagoga

Jaqueline Oliveira – Pedagoga

Juliano Ferreira – Pedagogo

Patrícia Silva Lopes – Pedagoga

Rochelle Miranda de Paula – Pedagoga

​​​

Nossas informações:
Instituto Jô Clemente

Associação de Pais e
Amigos dos Excepcionais
de São Paulo

CNPJ 60.502.242/0001-05

Endereço

Rua Loefgren, 2109

Vila Clementino

São Paulo, SP - Brasil

CEP 04040-033

Feito com pela Mult-Connect
Logo IJC Branco Horizontal

Onde estamos

Rua Loefgren, 2109

Vila Clementino

São Paulo, SP - Brasil

CEP 04040-033

Feito com pela Mult-Connect