O lúdico pode ser uma ótima dinâmica para estimular novas habilidades e aprendizagens. Uma proposta elaborada pela colaboradora @Sandra (auxiliar de classe) com a equipe da Capela do Socorro foi assertiva para envolver as crianças e adolescentes na atividade do dia.
O jogo foi construído com material sustentável (tabuleiro com caixinha de ovo, inclusive o dado), e o objetivo foi reconhecer e identificar as cores, fazendo pequenas associações, estimular a contagem e trabalhar a coordenação motora e movimento de lateralidade.
A proposta do jogo é que cada estudante faça a jogada para avançar com a bolinha até o final do tabuleiro (material individualizado). Cada cor que ele obtiver igual, avança para frente uma casa, caso tenha uma cor diferente, ele vai para a lateral. Há uma cor amarela no dado, essa cor significa que ele passa a vez.
Dica 1: Pintar o tabuleiro e dado com cores que o estudante reconheça e identifique;
Dica 2: Usar setas de direção em situação onde o estudante não identifique direção dos sentidos (frente, lado, direta e esquerda);
Dica 3: Repassar as regras com comunicação simples e clara.
Desafio: "Joga o dado e acomoda a bola"
Jogo realizado no Núcleo da Capela do Socorro com mediação dos pedagogos Juliano e Jaqueline.
Material: Cartela para ovos, bola de isopor, plástico ou papel e dado com as mesmas cores do tabuleiro.
Apoio: Placas com as setas de direção para transição no tabuleiro.
Referências Bibliográficas
BNCC Base Nacional Comum Curricular site: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
Ficha Técnica
Roseli Olher – Supervisora
Yara Leandro dos Santos – Orientadora Pedagógica
Adriana Rafaela de Souza – Pedagoga
Ana Cristina Caldas Vieira – Pedagoga
Darissa Voigt – Pedagoga
Jaqueline Oliveira – Pedagoga
Juliano Ferreira – Pedagogo
Patrícia Silva Lopes – Pedagoga
Rochelle Miranda de Paula – Pedagoga