Compreender o uso do sistema monetário é fundamental para autonomia e independência financeira e organizacional. Iniciar esse trabalho desde a infância pode ser bem positivo para a familiarização com o dinheiro e seu valor para acessar os serviços, produtos e até bens.
A oportunidade de vivenciar esse recurso amplia sua visão e consciência financeira, dando margem para que as crianças de hoje se tornem adultos consciente. Essa aprendizagem possibilitará desenvolver habilidades cognitivas e aspectos como a consciência atitudinais com as pessoas e planeta.
O dinheiro é bastante comum em nosso dia a dia, sendo assim, uma sugestão de proposta é trazer para sala de aula este assunto, com recurso de apoio para aprendizagem do aspecto de raciocínio lógico matemático, além de explorar o conceito e favorecer a ampliação do uso funcional na vida pessoal de cada estudante.
Dica 1: Apresentar panfletos com os produtos de preferência dos estudantes;
Dica 2: Separar por categorias;
Dica 3: Permitir o uso de recursos que favoreçam a aprendizagem, como calculadoras e folha com imagens para os possíveis cálculos.


Desafio: "Cálculo Divertido"
Material de apoio: Calculadora, folha para cálculo e panfleto por categoria com imagens.
Referências Bibliográficas
BNCC Base Nacional Comum Curricular site: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
Ficha Técnica
Roseli Olher – Supervisora
Yara Leandro dos Santos – Orientadora Pedagógica
Adriana Rafaela de Souza – Pedagoga
Ana Cristina Caldas Vieira – Pedagoga
Darissa Voigt – Pedagoga
Jaqueline Oliveira – Pedagoga
Juliano Ferreira – Pedagogo
Patrícia Silva Lopes – Pedagoga
Rochelle Miranda de Paula – Pedagoga