O corpo tem a função de movimentar e falar mediante expressões e gestos, e permite oportunidades para o estudante vivenciar diferentes formas de explorar seu corpo sobre o espaço que está inserido, reconhecer os movimentos, seu ritmo e articulações que os membros superiores e inferiores conseguem realizar em cada processo do desenvolvimento corporal, saber controlar os movimentos intencionalmente como instrumento de interação com o outro e com o meio.
Algumas dicas relevantes para estimular esta habilidade dentro do contexto escolar são:
· Dinâmicas em Grupo: Atividades coletivas com objetivo específico de estimular os diferentes aspectos dentro do eixo psicomotor.
· Objetos concretos de preferência: Materiais para exploração e manuseio nas aulas, como corda, circuito, bola, bambolê, imagens e obstáculos.
· Percurso com obstáculos: Para explorar e superar os limites e os desafios usando o corpo para a nova experiência e sensações;
· Conhecer habilidades do estudante: Conhecer habilidades previas, as preferências e considerar as diferentes respostas diante do desenvolvimento, respeitar tempo de atenção, concentração e execução;
· Tecnologia Assistiva: Recursos para ampliar possibilidade de independência e autonomia nas atividades escolas e pessoais.
Referências Bibliográficas
BNCC Base Nacional Comum Curricular site: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/;
Ficha Técnica
Roseli Olher – Supervisora
Yara Leandro dos Santos – Orientadora Pedagógica
Adriana Rafaela de Souza – Pedagoga
Ana Cristina Caldas Vieira – Pedagoga
Darissa Voigt – Pedagoga
Jaqueline Oliveira – Pedagoga
Juliano Ferreira – Pedagogo
Patrícia Silva Lopes – Pedagoga
Rochelle Miranda de Paula – Pedagoga