A oportunidade de realizar uma atividade é importante para promover aprendizagens e diferentes estímulos. A atividade sugerida para este eixo de trabalho requer o uso simultâneo das mãos e olhos (percepção espacial e visual). Estimularemos o cérebro a perceber e responder com foco e atenção (autopercepção). Esse exercício é importante não apenas para aprendizagem escolar, mas também favorece tarefas funcionais que estão presentes no nosso dia a dia.
Valem lembrar que a dificuldade de coordenação óculo-manual pode afetar a parte do desenvolvimento da aprendizagem, levar a dificuldades na leitura e escrita, dificuldades acadêmicas e caligrafia e também em rotinas do cotidiano.
Dica 1: Apresente as propostas com os materiais organizados, com as etapas definidas em sequência da execução;
Dica 2: Avance o nível de exigência aos poucos, respeitando os limites do estudante;
Dica 3: Encoraje e motive em todas as etapas até finalizar o processo, use palavras positivas.
ATIVIDADE: Traço e Movimento
Recurso utilizado: Folha com a indicação do limite e formas diferentes, pincel, lápis, canetinha grossa.
Referências Bibliográficas
BNCC Base Nacional Comum Curricular site: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
Ficha Técnica
Roseli Olher – Supervisora
Yara Leandro dos Santos – Orientadora Pedagógica
Adriana Rafaela de Souza – Pedagoga
Ana Cristina Caldas Vieira – Pedagoga
Darissa Voigt – Pedagoga
Jaqueline Oliveira – Pedagoga
Juliano Ferreira – Pedagogo
Patrícia Silva Lopes – Pedagoga
Rochelle Miranda de Paula – Pedagoga