Inúmeros são os benefícios que os estudantes têm em realizar atividades que estimulem o movimento do corpo no espaço, as descobertas pessoais favorecem o desenvolvimento e interação com o meio externo em seu cotidiano. Os estímulos permitem amadurecimento das habilidades dos aspectos físico, motor e intelectual.
A atividade que sugerimos é trabalhar com o movimento e a postura corporal por meio de orientações pontuais do professor (a). Aqui, a ideia é auxiliar no processo de observação a execução das posições variadas do corpo, atenção e concentração na sequência, tempo de permanência no espaço indicado para participação da atividade.
Dica 1: Limitar o lugar para o aluno ter dimensão do espaço para os movimentos;
Dica 2: Inserir elementos para manipulação durante as instruções;
Dica 3: Apresentar diferentes dicas para cada processo, conforme necessidade do grupo;
Dica 4: Realizar junto para dica visual de demonstração, além de transmitir segurança ao fazer o mesmo exercício.
O impacto visto aos olhos de quem vivencia e compartilha as experiências são notáveis quando a habilidade é aplicada de forma eficiente. As exigências devem respeitar o tempo e habilidade dos envolvidos, os avanços são recompensas pelas oportunidades, estímulos e constância.
Atividade: Movimento e postura

Foto: Acervo IJC - Pedagoga: Ana Cristina
Recurso utilizado: Tapete de EVA ou marcação do espaço com fita crepe, bastão de madeira ou cano pvc, e exemplos do movimento com cartões ou ainda mediador das ações (Professora).
Referências Bibliográficas
BNCC Base Nacional Comum Curricular site: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
Ficha Técnica
Roseli Olher – Supervisora
Yara Leandro dos Santos – Orientadora Pedagógica
Adriana Rafaela de Souza – Pedagoga
Ana Cristina Caldas Vieira – Pedagoga
Darissa Voigt – Pedagoga
Jaqueline Oliveira – Pedagoga
Juliano Ferreira – Pedagogo
Patrícia Silva Lopes – Pedagoga
Rochelle Miranda de Paula – Pedagoga