Logon

Pesquisar


As propostas com recorte e colagem são técnicas geralmente presentes em atividades artísticas, e utilizadas de forma positiva em sala de aula para o desenvolvimento de algumas habilidades importantes para estimular o fortalecimento das mãos, limites, espaços e traços, articulação, consciência do movimento corporal, força e destreza para o aprimoramento da escrita.

Essa técnica cai no gosto dos alunos pela ludicidade, curiosidade e diversão. Você pode dispor de diferentes materiais com várias texturas para produção de atividades em diferentes situações. Use a criatividade e explore essa proposta com os estudantes. A habilidade pode influenciar em muitos aspectos de vida diária de alunos que apresentam essa dificuldade, gerando ansiedade e constrangimento diante da tarefa exigida.

A seleção do material deve partir da habilidade do estudante, propiciar independência é fundamental para participação e segurança.

Dica 1: Verificar o tipo da tesoura indicada para que o aluno realize o processo com independência, segurança e autonomia;

Dica 2: Oferecer diferentes bases de corte (papeis e tecidos com espessuras diferentes para os níveis de exigências);

Dica 3: Use prancha com grampo para apoiar o material de corte em situações de insegurança para o recorte.


ATIVIDADE: “É CORTANDO QUE SE APRENDE A RECORTAR”


Recurso utilizado: tesoura simples, tesoura adaptada I e II, revista, papeis diversos e cola bastão ou líquida, prancha para apoio e folha de base para colagem.  A disposição do recurso tesoura foi importante para a realização com independência do processo.​



Referências Bibliográficas

BNCC Base Nacional Comum Curricular site: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/

Psicomotricidade com Bakhtin, Vygotsky e Paulo Freire: etapas do recorte na educação infantil  http://alb.org.br, 2016.

Disponível em: <http://alb.org.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem13pdf/sm13ss03_02.pdf> . Acesso em: 27 de Maio de 2021.

 

Ficha Técnica

Roseli Olher  Supervisora

Yara Leandro dos Santos – Orientadora Pedagógica

Adriana Rafaela de Souza – Pedagoga

Ana Cristina Caldas Vieira – Pedagoga

Darissa Voigt – Pedagoga

Jaqueline Oliveira – Pedagoga

Juliano Ferreira – Pedagogo

Patrícia Silva Lopes – Pedagoga

Rochelle Miranda de Paula – Pedagoga​​​

Nossas informações:
Instituto Jô Clemente

Associação de Pais e
Amigos dos Excepcionais
de São Paulo

CNPJ 60.502.242/0001-05

Endereço

Rua Loefgren, 2109

Vila Clementino

São Paulo, SP - Brasil

CEP 04040-033

Feito com pela Mult-Connect
Logo IJC Branco Horizontal

Onde estamos

Rua Loefgren, 2109

Vila Clementino

São Paulo, SP - Brasil

CEP 04040-033

Feito com pela Mult-Connect