A fala faz parte da tríade da comunicação, é uma ação singular de cada pessoa e pode ser apresentada com diferentes variáveis, dependendo do contexto, da personalidade e ambiente sociocultural. É importante ter empatia e entender a fala do outro para manter um diálogo.
VAMOS APRENDER BRINCANDO?
Você sabia que o movimento de soprar ajuda muito no desenvolvimento da linguagem, pois exercita os músculos que intervêm na fala, especialmente os das bochechas? Essa proposta melhora a respiração que favorece a fala, imaginação e criatividade.
A atividade sugerida para este mês é o “Sopro e controle”, uma proposta para estimular partes importantes no corpo e favorecer, além da força, movimento e sensação das partes do corpo a comunicação. O estudante deverá assoprar a bolinha por todo o percurso demarcado pelo lego sem colocar as mãos, fazendo com que a bolinha caia dentro do copo. Se a bolinha não cair no copo e sim no chão, o estudante deverá iniciar todo o percurso novamente. Assim que cada estudante realizar a brincadeira, passa a bolinha para o colega brincar também.
Recurso utilizado: Bola pequena de plástico, blocos de montar para o percurso e copo plástico.
Brincadeira “Sopro e Controle”

Foto: Acervo Instituto Jô Clemente
Referências Bibliográficas
BNCC Base Nacional Comum Curricular site: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
Ficha Técnica
Roseli Olher – Supervisora
Yara Leandro dos Santos – Orientadora Pedagógica
Adriana Rafaela de Souza – Pedagoga
Ana Cristina Caldas Vieira – Pedagoga
Darissa Voigt – Pedagoga
Jaqueline Oliveira – Pedagoga
Juliano Ferreira – Pedagogo
Patrícia Silva Lopes – Pedagoga
Rochelle Miranda de Paula – Pedagoga