O desenvolvimento da linguagem nos acompanha em todas as fases da vida, o start inicial é na infância, quando o universo da linguagem surge com a interação com o meio, e cercada neste contexto, a criança logo busca meios para que compreendam sobre suas vontades e assim a forma de comunicação se torna possível.
Uma sugestão de atividade para estimular a comunicação e linguagem é introduzir nas aulas situações reais que garantam engajamento, entusiasmo e participação de todos na proposta.
Nesta atividade confeccionamos algumas cartas com escrita de pequenos textos de situações corriqueiras e incluímos as imagens da ação, para que os estudantes fizessem a correspondência.
O formato que apresentamos o jogo e as peças garantem o suspense e a curiosidade dos envolvidos, e as estratégias e recursos propiciam dinamismo e interesse.
O jogo foi construído e teve como base uma placa de quadro de aviso em metal para o tabuleiro e as peças/cartas com imã para melhor acomodação das fotos. Importante lembrar que em um jogo coletivo precisamos garantir a compreensão de todos sobre as regras lidas e apresentadas, então vale fazer uma rodada de demonstração. Este é uma forma de apoio significativo e faz toda a diferença aos estudantes com dificuldade de aprendizagem. Curtiu a sugestão? Então apresente a ideia para as crianças e divirtam-se!
|  |
Fotos: Acervo Instituto Jô Clemente
Referências Bibliográficas
BNCC Base Nacional Comum Curricular site: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
Ficha Técnica
Roseli Olher – Supervisora
Yara Leandro dos Santos – Orientadora Pedagógica
Adriana Rafaela de Souza – Pedagoga
Ana Cristina Caldas Vieira – Pedagoga
Darissa Voigt – Pedagoga
Jaqueline Oliveira – Pedagoga
Juliano Ferreira – Pedagogo
Patrícia Silva Lopes – Pedagoga
Rochelle Miranda de Paula – Pedagoga