Os recursos de Tecnologia Assistiva são bem eficientes para propiciar aos estudantes melhor desenvoltura para as atividades diante das suas necessidades educacionais. Este mês vamos falar sobre o "Plano Inclinado", um dispositivo para facilitar para os estudantes com baixa visão, ou alguma dificuldade neuromotor.
O dispositivo se torna uma estratégia funcional para realização das atividades escolares, acomoda o material e deixa-o próximo do aluno em um ângulo acessível para favorecer a leitura, atenção, concentração e ângulo de visão da proposta.
O uso do recurso pode favorecer e beneficiar o estudante em sua postura, concentração, percepção visual e detalhista, potencializando o momento de aprendizado.
Hoje em dia o Plano Inclinado pode ser encontrado em diferentes materiais no mercado, a própria família ou profissional pode confeccionar o próprio, utilizando diferentes recurso e materiais. Confira abaixo um exemplo:
Plano realizado com revista, pasta arquivo, fita durex transparente, papel contact para encapar.

Foto: Acervo Instituto Jô Clemente
Plano de madeira

Foto: Acervo Instituto Jô Clemente
Referências Bibliográficas
BOY Priscila _TECNOLOGIA ASSISTIVA _ PLANO INCLINADO <http://terapeutaocupacionalpriscilaboy.blogspot.com/2015/04/o-plano-inclinado-consideracoes-sobre.html> acesso em 14 de Abril de 2021.
Ficha Técnica
Roseli Olher – Supervisora
Yara Leandro dos Santos – Orientadora Pedagógica
Adriana Rafaela de Souza – Pedagoga
Ana Cristina Caldas Vieira – Pedagoga
Darissa Voigt – Pedagoga
Jaqueline Oliveira – Pedagoga
Juliano Ferreira – Pedagogo
Patrícia Silva Lopes – Pedagoga
Rochelle Miranda de Paula – Pedagoga