Leitura vai, escrita vem!
A leitura está bem presente em todos os espaços, em especial dentro da sala de aula. Explorar os recursos para promover a leitura e escrita é essencial para potencializar essa habilidade tão essencial no contexto educacional. A leitura estimula a imaginação e o pensamento abstrato, independentemente da idade.
Algumas situações com a leitura fazem aguçar alguns dos nossos sentidos como audição, tato e paladar. A atividade para essa proposta foi trazer o desafio para as crianças do Atendimento Educacional Especializado (AEE) criarem uma história inédita de apenas 2 minutos de narração, com começo, meio e fim. Além da habilidade em construir uma história, tivemos o desafio de identificar os elementos e desenhar para produzir a animação.
O resultado ficou fantástico, todos os estudantes foram envolvidos no processo e notamos que a construção colaborativa foi bem eficiente no aspecto individual e coletivo.


Sugestão 1: escrever a história em colaboração com começo, meio e fim.
Sugestão 2:
● Listar os elementos da história.
● Trazer imagens ou materiais concretos dos elementos para pareamento.
● Produzir os desenhos dos elementos de cada criança em folhas separadas.
● Escolher quem fará a narração da história.
● Ouvir a narração e aprovar.
Sugestão 3: recurso tecnológico para novas oportunidades.
Proposta realizada no Atendimento Educacional Especializado (AEE) do Instituto Jô Clemente (IJC)
Atividade: animação “O Bolo Mágico”
Referências bibliográficas:
Base Nacional Comum Curricular (BNCC) http://basenacionalcomum.mec.gov.br
Ficha técnica:
Adriana Rafaela de Souza – Pedagoga
Ana Cristina Caldas Vieira – Pedagoga
Fernanda Azarias – Auxiliar de Classe
Glenda Aref Mello – Pedagoga
Giovana Pietrafesa Sellge – Psicóloga e Psicopedagoga
Jaqueline Oliveira – Pedagoga
Patrícia Silva Lopes – Pedagoga
Rochelle Miranda de Paula – Pedagoga
Roseli Olher – Supervisora
Sandra Neves – Auxiliar de Classe
Simone Garcia Castro – Psicóloga e Psicopedagoga
Thaynna Carolina – Pedagogo
Victor Alves Aragão – Psicopedagogo
Yara Leandro dos Santos – Orientadora Pedagógica