Percepção visual
A proposta do material disponibilizado é incentivar o estudante com as operações simples de matemática a partir de uma didática lúdica e que foge um pouco do papel e do registro. Esse recurso concreto ajuda a criança entender o mecanismo de subtração apertando as bolinhas e contando qual foi o valor restante, possibilitando, assim, a compreensão da quantidade resultante da operação. O material também oferece a possibilidade do reconhecimento numérico e contagem sequenciada.
Dica 1: utilizar fichas como base de apoio para referência da proposta.
Dica 2: relacionar as diferenças das imagens.
Dica 3: nomear os objetos utilizados na atividade.
O psicopedagogo Victor Aragão trabalhou com o recurso para estimular um estudante com dificuldade de aprendizagem no conteúdo referente aos cálculos simples de subtração.

Referências bibliográficas:
Base Nacional Comum Curricular (BNCC): http://basenacionalcomum.mec.gov.br
Ficha técnica:
Adriana Rafaela de Souza – Pedagoga
Ana Cristina Caldas Vieira – Pedagoga
Glenda Aref Mello – Pedagoga
Jaqueline Oliveira – Pedagoga
Thaynna Carolina – Pedagoga
Patrícia Silva Lopes – Pedagoga
Rochelle Miranda de Paula – Pedagoga
Sandra Neves – Auxiliar de Classe
Fernanda Azarias – Auxiliar de Classe
Victor Alves Aragão – Psicopedagogo
Simone Garcia Castro – Psicóloga e Psicopedagoga
Giovana Pietrafesa Sellge – Psicóloga e Psicopedagoga
Roseli Olher – Supervisora
Yara Leandro dos Santos – Orientadora Pedagógica