Logon

Pesquisar

Percepção visual

A proposta do material disponibilizado é incentivar o estudante com as operações simples de matemática a partir de uma didática lúdica e que foge um pouco do papel e do registro. Esse recurso concreto ajuda a criança entender o mecanismo de subtração apertando as bolinhas e contando qual foi o valor restante, possibilitando, assim, a compreensão da quantidade resultante da operação. O material também oferece a possibilidade do reconhecimento numérico e contagem sequenciada.

Dica 1: utilizar fichas como base de apoio para referência da proposta.

Dica 2: relacionar as diferenças das imagens.

Dica 3: nomear os objetos utilizados na atividade.

O psicopedagogo Victor Aragão trabalhou com o recurso para estimular um estudante com dificuldade de aprendizagem no conteúdo referente aos cálculos simples de subtração.





 



Referências bibliográficas:

Base Nacional Comum Curricular (BNCC): http://basenacionalcomum.mec.gov.br


Ficha técnica:

Adriana Rafaela de Souza  Pedagoga

Ana Cristina Caldas Vieira  Pedagoga

Glenda Aref Mello  Pedagoga

Jaqueline Oliveira  Pedagoga

Thaynna Carolina  Pedagoga

Patrícia Silva Lopes  Pedagoga

Rochelle Miranda de Paula  Pedagoga

Sandra Neves  Auxiliar de Classe

Fernanda Azarias  Auxiliar de Classe

Victor Alves Aragão  Psicopedagogo

Simone Garcia Castro  Psicóloga e Psicopedagoga

Giovana Pietrafesa Sellge  Psicóloga e Psicopedagoga

Roseli Olher  Supervisora

Yara Leandro dos Santos  Orientadora Pedagógica


Nossas informações:
Instituto Jô Clemente

Associação de Pais e
Amigos dos Excepcionais
de São Paulo

CNPJ 60.502.242/0001-05

Endereço

Rua Loefgren, 2109

Vila Clementino

São Paulo, SP - Brasil

CEP 04040-033

Feito com pela Mult-Connect
Logo IJC Branco Horizontal

Onde estamos

Rua Loefgren, 2109

Vila Clementino

São Paulo, SP - Brasil

CEP 04040-033

Feito com pela Mult-Connect