Não é só massinha!
Hoje vamos falar sobre a utilização da massinha de modelar nas atividades escolares.
É muito comum algumas pessoas comentarem: “Mas ele(a) só brinca com massinha?”. Não. Não é só uma brincadeira. O uso desse material permite o desenvolvimento de várias habilidades como a imaginação e a criatividade, além de contribuir para processos bastante importantes como a coordenação motora, a força e a habilidade em trabalhos artesanais e detalhistas.
É incrivel perceber como um simples recurso pode contribuir para tantas coisas, não é mesmo? Dependendo das oportunidades, explorações e interações que criamos no contexto presente, a mediação faz toda a diferença para essa oportunidade.
A sugestão indicada abaixo trabalha os conceitos que se intercalam entre tamanho (grande e pequeno), cores, formas e percepções visual. As crianças adoram brincar e manipular as massinhas de modelar. Vamos, então, aproveitar essa preferência para ampliar habilidades. Abaixo algumas dicas que podem contribuir no momento da manipulação do recurso:
Dica 1: apoio de modelagem. Nesse apoio o mediador pode realizar a primeira etapa e deixar as demais para a criança explorar até finalizar.
Dica 2: dispor as bolinhas de massinha com quantidade específica para acomodar nos diferentes espaços.
Dica 3: reforçar com elogios as conquistas e finalizações.



Recursos utilizados:
Folha com desenho, moldes e massinha de modelar.
Referências bibliográficas:
Base Nacional Comum Curricular (BNCC): http://basenacionalcomum.mec.gov.br
Ficha técnica:
Adriana Rafaela de Souza – Pedagoga
Ana Cristina Caldas Vieira – Pedagoga
Fernanda Azarias – Auxiliar de Classe
Giovana Pietrafesa Sellge – Psicóloga e Psicopedagoga
Jaqueline Oliveira – Pedagoga
Lucas Passos – Pedagogo
Patrícia Silva Lopes – Pedagoga
Rochelle Miranda de Paula – Pedagoga
Roseli Olher – Supervisora
Sandra Neves – Auxiliar de Classe
Simone Garcia Castro – Psicóloga e Psicopedagoga
Thaynna Carolina – Pedagogo
Tiago Silva – Pedagogo
Victor Alves Aragão – Psicopedagogo
Yara Leandro dos Santos – Orientadora Pedagógica