FISIOTERAPIA
Fisioterapia pode ser definida como uma ciência aplicada ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de disfunções cinéticas funcionais de órgãos e sistemas.
O Fisioterapeuta na Estimulação e Habilitação é o profissional que atua na promoção, prevenção, estimulação do desenvolvimento infantil motor, no processo de reabilitação e reintegração, atendendo desde o recém-nascido até a adolescência.
FISIOTERAPIA AQUÁTICA
Fisioterapia Aquática ou Hidroterapia pode ser definida como um método terapêutico que utiliza a água como componente de prevenção e tratamento de disfunções cinéticas funcionais de órgãos e sistemas, com o objetivo de ganho funcional. A fisioterapia aquática enquanto área de conhecimento na Estimulação e Habilitação tem a responsabilidade de contribuir com as ações já realizadas no solo terapêutico relacionadas ao desenvolvimento infantil, especialmente à evolução da motricidade.
FONOAUDIOLOGIA
Fonoaudiologia é a ciência que estuda a Comunicação Humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, ao seu aperfeiçoamento e às suas alterações. O Fonoaudiólogo na Estimulação e Habilitação é o profissional que atua na promoção, prevenção, diagnóstico, orientação e terapia da comunicação oral e escrita, voz, audição e funções de mastigação, deglutição e respiração, atendendo desde o recém-nascido até a adolescência.

TERAPIA OCUPACIONAL
Terapia Ocupacional é um campo de conhecimento e de intervenção em saúde, educação e na esfera social, reunindo tecnologias orientadas.
O Terapeuta Ocupacional na Estimulação e Habilitação é o profissional que desenvolve e aprimora as potencialidades quanto às funções sensório-perceptivas, cognitivas e neuromotoras e atividades básica de vida diária da criança com deficiência intelectual e/ou com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e oferecer atividades lúdicas que estimulem o brincar no cotidiano, respeitando sua fase do desenvolvimento, atendendo desde o recém-nascido até a adolescência.
PSICOLOGIA
A Psicologia na área específica da saúde colabora para a compreensão dos processos intra e interpessoais, utilizando enfoque preventivo e curativo, isoladamente ou em equipe multiprofissional. O profissional realiza acompanhamento psicológico e intervenção psicoterápica individual ou em grupo, através de diferentes abordagens teóricas.
O Psicólogo na Estimulação e Habilitação acolhe, intervém, orienta e observa as dinâmicas familiares, atende em equipe multiprofissional as crianças e adolescentes, bem como gestantes com hipótese diagnóstica ou diagnóstico confirmado de alteração fetal (Programa Momento da Notícia), realiza grupos com pais, avós e irmãos, resgatando, assim, o respeito, a dignidade e a integridade do ser humano.
ASSISTÊNCIA SOCIAL
O Assistente social, enquanto profissional de saúde, intervém junto aos fenômenos socioculturais e econômicos que reduzam a eficácia dos programas de prestação de serviços nos níveis de promoção, proteção e/ou recuperação da saúde. A atuação do Assistente Social contribui para o acesso aos programas, projetos e demais políticas públicas existentes na Rede Socioassistencial. O profissional realiza acolhimento e escuta qualificada, empoderando as famílias e usuários através de atendimentos socioeducativos e autodefensoria.
PSICOPEDAGOGIA
A Psicopedagogia realiza o trabalho voltado para distúrbios de aprendizagem e para a construção do conhecimento. São utilizados diversos recursos pelo psicopedagogo: dramatizações, jogos, leituras, diálogos, desenhos e projetos. O psicopedagogo tem informação para orientar pais e professores, além de unir as áreas de conhecimento da Psicologia e Pedagogia.
INTEGRAÇÃO SENSORIAL
A Terapia de Integração Sensorial é um dos elos para o desenvolvimento sadio e adaptativo, assim favorecendo habilidades, estimulação e a sensibilidade. Também atua propiciando a reorganização funcional do sistema sensório-motor, utilizando atividades lúdicas e dirigidas.