Logon

Pesquisar

​​II Jornada Científica do Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação do Instituto Jô Clemente

9h - 9h30 • Abertura​​

Rita Alves (Gerente do Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação do Instituto Jô Clemente) e Dr. Antônio Macedo Junior (Conselheiro Científico do Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação do Instituto Jô Clemente)


​HorárioPalestrante​​Tema​

09h30​ - 10hHeloise Helena Martins - Analista Clínico Pleno do Laboratório de Triagem Neonatal do Instituto Jô Clemente.​​Análise comparativa entre os equipamentos Capillarys Neonat Hemoglobin e Primus Ultra2 Genesys na Triagem Neonatal em hemoglobinopatias.
10h - 10h30Claudia Lopes - Fonoaudióloga do Departamento de Envelhecimento do Instituto Jô Clemente.​Impacto da comunicação e da linguagem na funcionalidade de adultos e idosos com Síndrome de Down.
​​10h30 - 11hAdriana Augusto Raimundo Aguiar - Pós doutora em Psicologia pela UFSCar e pesquisadora do Instituto Jô Clemente em parceria com a FAPESP.​Aquisição e aprimoramento das funções executivas: um programa com enfoque na independência e qualidade de vida de adultos com Deficiência Intelectual.
11h - 11h30Edinete Nogueira de Sousa - Psicóloga do Instituto Jô Clemente.​Pesquisa sobre o atendimento socioeducativo para crianças e adolescentes com Deficiência Intelectual no Estado de São Paulo.

​​

11h30 - 12h

Coffee break​​


12h - 12h30​​Orestes Vicente Forlenza - Professor Associado do Departamento de Psiquiatria da FMUSP.​Biomarcadores do envelhecimento celular e da doença de Alzheimer em indivíduos adultos e idosos com Síndrome de Down.
12h30 - 13hMárcia Pessoa - Pedagoga do Departamento de Qualificação e Inclusão Profissional do Instituto Jô Clemente).​Emprego apoiado: do planejamento centrado na pessoa à melhoria da qualidade de vida.
13h - 13h30Daniel Fiordelisio de Carvalho - Médico do Pronto-Socorro de Clínica Médica do Instituto Central (ICHC) do HCFMUSP.​​Avaliação da eficácia de diferentes testes confirmatórios na Triagem Neonatal da Hiperplasia Adrenal Congênita por deficiência da 21-hidroxilase.
13h30 - 14hLuciana Mascarenhas Fonseca - Neuropsicóloga do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas FMUSP e pesquisadora do Cambridge Intellectual and Developmental Disabilities Research Group da Universidade de Cambridge.​​Fatores associados ao declínio cognitivo e à demência na Síndrome de Down e validação do CAMDEX-DS.

14h ​- 14h30 • Encerramento - Mesa Redonda

​• Dra. Danielle Christofolli  - Médica Responsável Técnica do Ambulatório de Diagnóstico do Instituto Jô Clemente.
Dra. Roberta Monterazzo Cysneiros - Professora Adjunta Associada do Programa de Pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Dra. Silvana Maria Blascovi de Assis - Docente do Programa de Pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Marta Gil - Coordenadora Executiva do Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas.
Dr. Gerson Heidrich - Psicólogo e Educador Social.

Moderadores da Mesa:
Dra. Laura Guilhoto - Assessora Científica do Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação do Instituto Jô Clemente.
• Dra. Renata Zeigler Ananias - Analista de Pesquisa do Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação do Instituto Jô Clemente.​

Nossas informações:
Instituto Jô Clemente

Associação de Pais e
Amigos dos Excepcionais
de São Paulo

CNPJ 60.502.242/0001-05

Endereço

Rua Loefgren, 2109

Vila Clementino

São Paulo, SP - Brasil

CEP 04040-033

Feito com pela Mult-Connect
Logo IJC Branco Horizontal

Onde estamos

Rua Loefgren, 2109

Vila Clementino

São Paulo, SP - Brasil

CEP 04040-033

Feito com pela Mult-Connect