Logon

Pesquisar

Iniciativa foi a única do Brasil selecionada pelo Zero Project Award

31/01/2023

Iniciativa foi a única do Brasil selecionada pelo

Zero Project Award, premiação focada nos direitos das pessoas com deficiência 

 

O Instituto Jô Clemente (IJC), referência nacional na inclusão de pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, foi uma das organizações reconhecidas pelo Zero Project Award 2023, premiação anual que avalia iniciativas do mundo todo relacionadas aos direitos das pessoas com deficiência.

 

O prêmio é promovido pelo Zero Project, projeto criado em 2008 pela Fundação Essl, sediada na Áustria, com o objetivo de contribuir para a implementação da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, focando em temas como educação, emprego e acessibilidade. 

 

Nesta edição da premiação, que traz os temas "Vida Independente e Participação Política", foram selecionadas 71 iniciativas de 38 países. Única organização brasileira premiada, o Instituto Jô Clemente (IJC) foi reconhecida pelo seu projeto de Autodefensoria. Esta área da instituição busca promover ações que colaborem com o exercício do self advocacy da pessoa com deficiência intelectual, ou seja, é um espaço no qual os participantes discutem, dão sugestões e ideias sobre como defender e garantir seus direitos, promovendo, assim, sua independência e autonomia.

 

"Para nós, do Instituto Jô Clemente (IJC), é uma honra muito grande receber um reconhecimento internacional com a credibilidade do Zero Project. Esta é uma iniciativa que está muito alinhada com a nossa atuação, focada em promover o protagonismo das pessoas com deficiência. E o Projeto de Autodefensoria do IJC é um grande exemplo disso, mostrando que pessoas com deficiência intelectual podem ser independentes e ter uma participação ativa na sociedade", comenta Deisiana Paes, Supervisora de Advocacy do Instituto Jô Clemente (IJC).

 

A cerimônia de premiação irá ocorrer durante a Zero Project Conference, encontro anual sobre inclusão de pessoas com deficiência, agendado entre os dias 22 e 24 de fevereiro de 2023, no escritório da ONU (Organização das Nações Unidas), em Viena, na Áustria. O IJC participará de forma remota durante a sessão "Empowering Persons With Disabilities to Become Self-Advocates", em português: "Empoderando pessoas com deficiência para se tornarem autodefensores".

Nossas informações:
Instituto Jô Clemente

Associação de Pais e
Amigos dos Excepcionais
de São Paulo

CNPJ 60.502.242/0001-05

Endereço

Rua Loefgren, 2109

Vila Clementino

São Paulo, SP - Brasil

CEP 04040-033

Feito com pela Mult-Connect
Logo IJC Branco Horizontal

Onde estamos

Rua Loefgren, 2109

Vila Clementino

São Paulo, SP - Brasil

CEP 04040-033

Feito com pela Mult-Connect