|  | | 22/03/2023 11:46 | Conta de Sistema | | | | | Cancelado | | Institucional | | | | | 0 | 0 | Flavio Oliveira | | | | | | | | | | | Pesquisa do Instituto Jô Clemente (IJC) comprova vantagens da inclusão de alunos com deficiência intelectual na escola comum Em 15 de março foi celebrado no Brasil o Dia Nacional da Escola, data que tem o objetivo de valorizar a importância dessa instituição para a sociedade e a construção de um país melhor. Quando abordamos esse tema, um ponto fundamental é que todos tenham acesso a uma educação de qualidade e aprendam a respeitar as diferenças. Ao longo dos anos, a questão da "educação inclusiva x educação especial" vem sendo bastante discutida no Brasil. O conceito se baseia na inclusão das pessoas com deficiência na escola comum, convivendo com outras crianças sem deficiência. É comprovado que o convívio contribui para o desenvolvimento de todos, além de aprenderem a respeitar as diferenças. Para comprovar as vantagens da educação inclusiva, uma pesquisa realizada, em 2009, pelo CEPI (Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação) do Instituto Jô Clemente (IJC) mostrou que crianças e adolescentes que frequentam as salas de aula comuns apresentam ganhos consideráveis em aspectos como identidade, autonomia, comunicação, linguagem, expressão, relacionamento interpessoal e aprendizagem. O estudo apresentou os resultados de três anos de acompanhamento de 109 crianças com deficiência intelectual que saíram da escola especial que a Organização mantinha até 2009. Por meio de avaliações, entrevistas com professores e observações, constatou-se que as 62 crianças deste grupo que foram para as escolas regulares apresentaram maior desenvolvimento na comparação com as que foram para escolas especiais, além de grandes conquistas na autonomia, independência, sociabilidade e comunicação, o que demonstra que a educação inclusiva é o melhor caminho para a inclusão e para formar pessoas que respeitam as diferenças. "A segregação dos jovens com deficiência intelectual, que acontece com a educação especial, impactaria diretamente nos resultados esperados em aprendizagem e autonomia, já que neste modelo de ensino eles não teriam a oportunidade de conhecer e enfrentar os desafios do dia a dia, que já se iniciam na escola e, também, aprenderem a respeitar as diferenças. Nós trabalhamos fortemente em todos os âmbitos para promover a inclusão das pessoas com deficiência intelectual. A educação inclusiva é uma pauta que precisa ser debatida por todos", afirma Roseli Olher, supervisora da Inclusão Educacional do Instituto Jô Clemente (IJC). Referência nacional na inclusão de pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, o Instituto Jô Clemente (IJC) apoia e auxilia na promoção da educação inclusiva, oferecendo, no contraturno escolar, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para crianças e adolescentes de 4 a 17 anos. "Com o propósito de que o aluno possa construir autonomia a partir dos recursos e potencialidades que possui, o AEE dispõe de métodos educacionais e estratégias que são definidos de acordo com as características de cada criança/adolescente, favorecendo o rompimento das barreiras nos ambientes sociais, educacionais e familiares", explica Roseli. "Os estudantes com deficiência e sem deficiência têm ritmos diferentes, como qualquer pessoa em processo de ensino e aprendizagem, bem como em processo de desenvolvimento humano. Portanto, não é pertinente separá-los e privá-los de convívio, pois é comprovado que se aprende em coletividade", completa.
| 22/03/2023 11:37 | Flavio Oliveira | 21/03/2023 | | Sim | | | 226 | | | | APAE - Notícias | | | | | | dia-da-sindrome-de-down-com-o-tema-“conosco,-nao-por-nos”,-data-defende-a-igualdade-de-direitos-e-oportunidades.aspx | dia-da-sindrome-de-down-com-o-tema-“conosco,-nao-por-nos”,-data-defende-a-igualdade-de-direitos-e-oportunidades | Não | Não | | | | Aprovado | 8 KB
| APAE - Notícias | Dia da Síndrome de Down: com o tema “conosco, não por nós”, data defende a igualdade de direitos e oportunidades | | | | | | | | | | | | 1.0 | |  | | 22/03/2023 11:46 | Conta de Sistema | | | | | Cancelado | | Institucional | | | | | 0 | 0 | Flavio Oliveira | | | | | | | | | | | Pesquisa do Instituto Jô Clemente (IJC) comprova vantagens da inclusão de alunos com deficiência intelectual na escola comum Em 15 de março foi celebrado no Brasil o Dia Nacional da Escola, data que tem o objetivo de valorizar a importância dessa instituição para a sociedade e a construção de um país melhor. Quando abordamos esse tema, um ponto fundamental é que todos tenham acesso a uma educação de qualidade e aprendam a respeitar as diferenças. Ao longo dos anos, a questão da "educação inclusiva x educação especial" vem sendo bastante discutida no Brasil. O conceito se baseia na inclusão das pessoas com deficiência na escola comum, convivendo com outras crianças sem deficiência. É comprovado que o convívio contribui para o desenvolvimento de todos, além de aprenderem a respeitar as diferenças. Para comprovar as vantagens da educação inclusiva, uma pesquisa realizada, em 2009, pelo CEPI (Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação) do Instituto Jô Clemente (IJC) mostrou que crianças e adolescentes que frequentam as salas de aula comuns apresentam ganhos consideráveis em aspectos como identidade, autonomia, comunicação, linguagem, expressão, relacionamento interpessoal e aprendizagem. O estudo apresentou os resultados de três anos de acompanhamento de 109 crianças com deficiência intelectual que saíram da escola especial que a Organização mantinha até 2009. Por meio de avaliações, entrevistas com professores e observações, constatou-se que as 62 crianças deste grupo que foram para as escolas regulares apresentaram maior desenvolvimento na comparação com as que foram para escolas especiais, além de grandes conquistas na autonomia, independência, sociabilidade e comunicação, o que demonstra que a educação inclusiva é o melhor caminho para a inclusão e para formar pessoas que respeitam as diferenças. "A segregação dos jovens com deficiência intelectual, que acontece com a educação especial, impactaria diretamente nos resultados esperados em aprendizagem e autonomia, já que neste modelo de ensino eles não teriam a oportunidade de conhecer e enfrentar os desafios do dia a dia, que já se iniciam na escola e, também, aprenderem a respeitar as diferenças. Nós trabalhamos fortemente em todos os âmbitos para promover a inclusão das pessoas com deficiência intelectual. A educação inclusiva é uma pauta que precisa ser debatida por todos", afirma Roseli Olher, supervisora da Inclusão Educacional do Instituto Jô Clemente (IJC). Referência nacional na inclusão de pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, o Instituto Jô Clemente (IJC) apoia e auxilia na promoção da educação inclusiva, oferecendo, no contraturno escolar, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para crianças e adolescentes de 4 a 17 anos. "Com o propósito de que o aluno possa construir autonomia a partir dos recursos e potencialidades que possui, o AEE dispõe de métodos educacionais e estratégias que são definidos de acordo com as características de cada criança/adolescente, favorecendo o rompimento das barreiras nos ambientes sociais, educacionais e familiares", explica Roseli. "Os estudantes com deficiência e sem deficiência têm ritmos diferentes, como qualquer pessoa em processo de ensino e aprendizagem, bem como em processo de desenvolvimento humano. Portanto, não é pertinente separá-los e privá-los de convívio, pois é comprovado que se aprende em coletividade", completa.
| 22/03/2023 11:37 | Flavio Oliveira | 17/03/2023 | | Sim | | | 225 | | | | APAE - Notícias | | | | | | instituto-jo-clemente-(ijc)-lanca-guia-de-orientacao-para-diagnostico,-seguimento-e-tratamento-da-ame-5q.aspx | instituto-jo-clemente-(ijc)-lanca-guia-de-orientacao-para-diagnostico,-seguimento-e-tratamento-da-ame-5q | Não | Não | | | | Aprovado | 8 KB
| APAE - Notícias | Instituto Jô Clemente (IJC) lança Guia de Orientação para Diagnóstico, Seguimento e Tratamento da AME-5q (Atrofia Muscular Espinhal 5q) | | | | | | | | | | | | 1.0 | |  | | 22/03/2023 11:46 | Conta de Sistema | | | | | Cancelado | | Institucional | | | | | 0 | 0 | Flavio Oliveira | | | | | | | | | | | Pesquisa do Instituto Jô Clemente (IJC) comprova vantagens da inclusão de alunos com deficiência intelectual na escola comum Em 15 de março foi celebrado no Brasil o Dia Nacional da Escola, data que tem o objetivo de valorizar a importância dessa instituição para a sociedade e a construção de um país melhor. Quando abordamos esse tema, um ponto fundamental é que todos tenham acesso a uma educação de qualidade e aprendam a respeitar as diferenças. Ao longo dos anos, a questão da "educação inclusiva x educação especial" vem sendo bastante discutida no Brasil. O conceito se baseia na inclusão das pessoas com deficiência na escola comum, convivendo com outras crianças sem deficiência. É comprovado que o convívio contribui para o desenvolvimento de todos, além de aprenderem a respeitar as diferenças.
Para comprovar as vantagens da educação inclusiva, uma pesquisa realizada, em 2009, pelo CEPI (Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação) do Instituto Jô Clemente (IJC) mostrou que crianças e adolescentes que frequentam as salas de aula comuns apresentam ganhos consideráveis em aspectos como identidade, autonomia, comunicação, linguagem, expressão, relacionamento interpessoal e aprendizagem. O estudo apresentou os resultados de três anos de acompanhamento de 109 crianças com deficiência intelectual que saíram da escola especial que a Organização mantinha até 2009. Por meio de avaliações, entrevistas com professores e observações, constatou-se que as 62 crianças deste grupo que foram para as escolas regulares apresentaram maior desenvolvimento na comparação com as que foram para escolas especiais, além de grandes conquistas na autonomia, independência, sociabilidade e comunicação, o que demonstra que a educação inclusiva é o melhor caminho para a inclusão e para formar pessoas que respeitam as diferenças. "A segregação dos jovens com deficiência intelectual, que acontece com a educação especial, impactaria diretamente nos resultados esperados em aprendizagem e autonomia, já que neste modelo de ensino eles não teriam a oportunidade de conhecer e enfrentar os desafios do dia a dia, que já se iniciam na escola e, também, aprenderem a respeitar as diferenças. Nós trabalhamos fortemente em todos os âmbitos para promover a inclusão das pessoas com deficiência intelectual. A educação inclusiva é uma pauta que precisa ser debatida por todos", afirma Roseli Olher, supervisora da Inclusão Educacional do Instituto Jô Clemente (IJC). Referência nacional na inclusão de pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, o Instituto Jô Clemente (IJC) apoia e auxilia na promoção da educação inclusiva, oferecendo, no contraturno escolar, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para crianças e adolescentes de 4 a 17 anos. "Com o propósito de que o aluno possa construir autonomia a partir dos recursos e potencialidades que possui, o AEE dispõe de métodos educacionais e estratégias que são definidos de acordo com as características de cada criança/adolescente, favorecendo o rompimento das barreiras nos ambientes sociais, educacionais e familiares", explica Roseli. "Os estudantes com deficiência e sem deficiência têm ritmos diferentes, como qualquer pessoa em processo de ensino e aprendizagem, bem como em processo de desenvolvimento humano. Portanto, não é pertinente separá-los e privá-los de convívio, pois é comprovado que se aprende em coletividade", completa.
| 22/03/2023 11:35 | Flavio Oliveira | 15/03/2023 | | Sim | | | 224 | | | | APAE - Notícias | | | | | | dia-da-escola-a-importancia-da-educacao-inclusiva-para-o-desenvolvimento-de-todos.aspx | dia-da-escola-a-importancia-da-educacao-inclusiva-para-o-desenvolvimento-de-todos | Não | Não | | | | Aprovado | 8 KB
| APAE - Notícias | Dia da Escola: a importância da educação inclusiva para o desenvolvimento de todos | | | | | | | | | | | | 1.0 | |  | | 22/03/2023 11:46 | Conta de Sistema | | | | | Cancelado | | Institucional | | | | | 0 | 0 | Flavio Oliveira | | | | | | | | | | | Organização desenvolve programas customizados para empresas, dentro das temáticas ESG, com o objetivo de contribuir com o engajamento do funcionário nas ações colaborativas e também fomentar a inclusão O Instituto Jô Clemente (IJC), referência nacional na inclusão de pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, tem, entre as suas novidades para 2023, o desenvolvimento de programas de Voluntariado Empresarial, voltados para contribuir com as ações das empresas alinhadas às temáticas do "S" (social) e "G (governança) do ESG, além de fomentar os temas da inclusão das pessoas com deficiência, capacitismo e oportunidades para todos. Segundo o Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE), voluntariado empresarial é uma iniciativa de responsabilidade social das empresas. Ela visa incentivar, organizar, apoiar e reconhecer ações voluntárias de participação cidadã de seus profissionais e demais públicos de relacionamento, em prol da sociedade. "O Voluntariado Empresarial é uma via de mão dupla, pois, por meio da promoção de ações desta natureza, beneficia-se tanto a sociedade, quanto o funcionário que realiza as atividades, contribuindo para um mundo melhor. Por isso, no IJC, o nosso foco é promover um trabalho de voluntariado colaborativo, inclusivo, prático e informativo, alinhado com a agenda ESG das empresas, algo que é cada vez mais importante para o mercado", explica Priscilla de Arruda Camargo, gerente de Marketing, Comunicação e Voluntariado do Instituto Jô Clemente (IJC). Com anos de experiência bem sucedida também na gestão de Voluntariado no terceiro setor, a executiva se tornou a responsável por essa área da Organização, além do Marketing e Comunicação que já estavam sob sua gestão. "Nós elaboraremos programas de Voluntariado Empresarial customizados, para atender o objetivo de cada empresa. Aliaremos informação de qualidade com possibilidade também de vivências práticas e/ou cenários digitais, visando fomentar a temática da inclusão da pessoa com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e capacitismo. Com a adoção, por parte das empresas, de práticas que priorizem diversidade e inclusão consegue-se superar mais facilmente os desafios, gerar lucro, contribuir com uma sociedade mais justa e ainda um mundo melhor", diz. Em fevereiro, o IJC promoveu uma ação de Voluntariado com a empresa Colgate-Palmolive, na sede da Organização, em São Paulo. Com trocas de experiências e aprendizados entre os participantes, a equipe do IJC promoveu, por exemplo, oficinas para mostrar como é o trabalho realizado na sua área de Inclusão Profissional e Longevidade. "As nossas ações de Voluntariado Empresarial vão além da atividade em si. Os participantes das empresas recebem também conteúdos sobre capacitismo, como lidar com as pessoas com deficiências, principalmente a deficiência intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de fazerem uma visita monitorada para conhecer de perto as instalações do IJC e o trabalho que fazemos em nossas diversas áreas de atuação", finaliza Priscilla. Para mais informações sobre os Programas de Voluntariado Empresarial do IJC, basta entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 5080-7149.
| 22/03/2023 11:34 | Flavio Oliveira | 07/03/2023 | | Sim | | | 223 | | | | APAE - Notícias | | | | | | instituto-jo-clemente-(ijc),-contribui-com-as-empresas,-viabilizando-acoes-de-voluntariado-empresarial.aspx | instituto-jo-clemente-(ijc),-contribui-com-as-empresas,-viabilizando-acoes-de-voluntariado-empresarial | Não | Não | | | | Aprovado | 8 KB
| APAE - Notícias | Instituto Jô Clemente (IJC), contribui com as empresas, viabilizando ações de Voluntariado Empresarial | | | | | | | | | | | | 1.0 |
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