Instituição aproveita a data para reforçar e auxiliar no diagnóstico e inclusão de pessoas com deficiência intelectual e Síndrome de Down
No dia 15 de maio, celebramos o Dia da Família. Estabelecida pela Organização das Nações Unidas, a data é uma oportunidade para debater as medidas de suporte às famílias em situação de vulnerabilidade social ou que possuem pessoas com deficiência, além de lidar com desafios e orientações para um desenvolvimento saudável da criança.
O Instituto Jô Clemente (IJC), referência nacional na inclusão de pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, acredita que há diversos formatos de família que fogem do modelo tradicional e vê o Dia da Família como um momento para reflexão. "A partir do momento que uma família se forma, com base no amor, no bem querer e no respeito, nasce ali uma relação de pertencimento, de apoio e de desenvolvimento mútuo. Aqui no IJC celebramos o Dia da Família em vez do Dia dos Pais ou Dia das Mães, por exemplo, porque acreditamos que uma família pode ser constituída de diversas formas. Por isso, neste dia 15 de maio, tanto nossas ações internas quanto externas buscam levar a todas as pessoas uma ideia mais inclusiva do que é família", diz Patricia Umbelino, coordenadora de Gestão de Pessoas do Instituto Jô Clemente (IJC).
Com o objetivo de acolhimento e apoio a todos os tipos e formatos de família que temos hoje na sociedade, o IJC oferece o Programa Momento da Notícia, um serviço de atendimento especializado e com orientações para as famílias que recebem o diagnóstico de deficiência intelectual ou Síndrome de Down em seus bebês. O acolhimento é feito por psicólogos e outros pais que já vivenciaram este momento para que ajudem com esclarecimentos e escuta ativa ao núcleo familiar. "O apoio de outros pais voluntários é fundamental para trazer conforto e formar uma comunidade que se une em prol da inclusão social, cidadania e luta por direitos da pessoa com deficiência", afirma Kelly Carvalho Freitas, Supervisora Técnica do Serviço de Estimulação e Habilitação do IJC
Além da ansiedade e da expectativa pelo diagnóstico, os pais podem ter dúvidas sobre como lidar com uma criança com estas condições. "O Programa Momento da Notícia oferece apoio psicológico aos pais e crianças e auxilia no acesso à informação como questões de higiene, rotinas com o pediatra, vacinação, estimulação precoce e brincadeiras para o desenvolvimento do bebê", explica Kelly. O acompanhamento é oferecido de forma multidisciplinar incluindo, fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional.
O Programa Momento da Notícia apoia famílias há mais de 10 anos e é destinado às gestantes, mães com bebês recém-nascidos e também aos familiares. O acompanhamento da criança é realizado desde o nascimento até os 14 anos. Atualmente, o serviço é oferecido gratuitamente pelo SUS dentro do município de São Paulo. Porém, no futuro, o IJC pretende ampliar essa prática para o público privado e para outras doenças como Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras.
Após a passagem pelo programa, a pessoa com deficiência pode ser encaminhada para outros serviços oferecidos dentro do instituto a fim de dar continuidade ao acompanhamento como inclusão no mercado de trabalho e longevidade. Assim, é possível proporcionar um desenvolvimento contínuo e a independência da pessoa com deficiência na sociedade.