Logon

Pesquisar


Aline Souza da Silva
Jornalismo científico - Formada em Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Mais de uma década de experiência em edição de conteúdos educacionais em diversas editoras, preparadora e revisora de textos, copywriter e revisora de trabalhos acadêmicos. Experiência com projetos de comunicação para startups de tecnologia. Especializada em Jornalismo Científico pela Federação Mundial de Jornalismo Científico (WFSJ) e pelo Centro Knight da Universidade do Texas.


Bárbara de Carvalho Silva
Assistente Administrativo - Possui vivência com pessoas com deficiência durante a sua atuação em uma escola de futebol, e atua como Monitora no Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação do Instituto Jô Clemente.


Dra. Fernanda Monti Rabelo
Conselho Científico - Médica formada pela Universidade Federal Fluminense. Residência médica em pediatria pela Santa Casa de São Paulo. Especialização complementar em neurologia infantil e Fellow em doenças neurogenéticas e erros inatos do metabolismo na Faculdade de Medicina do Hospital das Clínicas de São Paulo. Título de especialista em pediatria (TEP) e Certificado de atuação em neurologia pediátrica pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Médica consultora de erros inatos do metabolismo no Instituto Jô Clemente.


Dr. Antonio Condino Neto
Conselho Científico - Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutor em Farmacologia pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou pesquisa de pós-doutorado em Medicina Molecular, na University of Massachusetts Medical School, EUA. Atualmente é professor de Imunologia e Medicina Experimental do Instituto de Ciências Biomédicas da USP. É ex-presidente e membro ativo do Conselho da Sociedade Latino-Americana de Imunodeficiências; ex-conselheiro da Clinical Immunology Society; membro do Conselho Editorial do Journal of Clinical Immunology, membro do Conselho de Revisores do Journal of Allergy and Clinical Immunology e Editor Associado da Frontiers Immunology. Ele é autor de mais de 170 publicações revisadas por pares. Membro do Comitê de Direção do Grupo de Trabalho Clínico da Sociedade Europeia de Imunodeficiências e membro da Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia. Diretor do Jeffrey Modell Center São Paulo e Presidente do Departamento de Imunologia da Sociedade Brasileira de Pediatria. Em 2021 foi nomeado Diretor de Assuntos Internacionais da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia. As principais atividades de investigação do Prof. Condino Neto incluem a investigação de mecanismos moleculares e imunopatológicos relacionados com imunodeficiências primárias, nomeadamente doença granulomatosa crônica, síndrome de hiper-IgM, MSMD (suscetibilidade mendeliana a infeções micobacterianas), deficiências de anticorpos e COVID-19. Ele esteve intensamente envolvido no desenvolvimento do programa de triagem neonatal para imunodeficiências primárias no Brasil e acaba de lançar a campanha para coleta de plasma e produção de imunoglobulinas em seu país.


Dra. Vanessa Romanelli
Conselho Científico - Bióloga. Pós-doutorado em Ciências-Genética pela Universidade de São Paulo. Também Mestre e Doutora em Ciências-Genética pela Universidade de São Paulo. Possui curso de extensão em educação continuada pela Harvard TH Chan School of Public Health na área de Princípios e Prática em Pesquisa Clínica, onde também foi monitora e assistente de ensino posteriormente. Tem 12 anos de experiência com pesquisa sobre doenças genéticas, tendo realizado aconselhamento genético de pacientes e exames moleculares para confirmação diagnóstica de diversas delas, como doenças craniofaciais e transtorno do espectro autista. Alguns achados importantes de suas pesquisas incluem identificação das causas de doenças raras (DR) e caracterização da expressividade clínica, trazendo melhorias no diagnóstico clínico e molecular, em conjunto com o aconselhamento genético de famílias afetadas por doenças genéticas. Além disso, validou um teste molecular para a triagem neonatal para a Atrofia Muscular Espinhal 5q (AME-5q). Também colabora com trabalhos relacionadas a doenças neuromusculares como Distrofia Muscular de Duchenne (DMD) e Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Realiza diversos trabalhos em colaboração com a indústria farmacêutica acerca da AME-5q no contexto clínico, de saúde pública e educacional, tendo participado de audiências públicas no CONITEC - Ministério da Saúde Brasil. 


José Franscisco da Silva Franco
Doutorando em Biologia Molecular pela UNIFESP e Mestre em Pediatria pela FMUSP. Residência Médica em Pediatria e Genética Médica pela Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP. Professor de Genética Clínica da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP), São Paulo. Ex-membro da Câmara Técnica de Doenças Raras do Conselho Federal de Medicina (CFM) Servidor Público Federal do Instituto de Pesquisa de Energia Nuclear IPEN-USP e Investigador Principal (PI) nos seguintes Hospitais: PUCCAMP e Infantil Sabará (HIS) -São Paulo. Atua principalmente nos seguintes temas: atraso do desenvolvimento neuropsicomotor, deficiência intelectual, dismorfologia, erros inatos do metabolismo e aconselhamento genético.


Julio Benício Oliveira Neto
Mídias Digitais - Estudante do 4º ano de Medicina da Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo; Vice-presidente da Liga de Neurociências do Médicos do Mundo; Bolsista CNPq de Iniciação Científica em Imunologia.Apaixonado por cuidado em saúde e por empreendedorismo, dedica o tempo extracurricular ao desenvolvimento de projetos de gestão sustentados na educação e no empoderamento da população em geral acerca de temas sensíveis em saúde.




Nossas informações:
Instituto Jô Clemente

Associação de Pais e
Amigos dos Excepcionais
de São Paulo

CNPJ 60.502.242/0001-05

Endereço

Rua Loefgren, 2109

Vila Clementino

São Paulo, SP - Brasil

CEP 04040-033

Feito com pela Mult-Connect
Logo IJC Branco Horizontal

Onde estamos

Rua Loefgren, 2109

Vila Clementino

São Paulo, SP - Brasil

CEP 04040-033

Feito com pela Mult-Connect