Autodefensores se reuniram em Yokohama, no Japão, em 28 de julho de 2019, discutindo seus sonhos e aspirações enquanto se lembraram do Ataque de Sagamihara, que ocorreu há três anos, em julho de 2016, matando 19 pessoas com deficiência intelectual que moravam na unidade de saúde nos subúrbios de Tóquio.
A declaração da Inclusion International, que foi lançada na ocasião, está disponível abaixo:
Acesse
A reunião foi organizada por um grupo de autodefensores, o "Niji iro de Go" (Vamos com as Cores do Arco-íris), que nasceu em reação a essa tragédia e vem organizando oficinas de apoio a colegas e conscientização, além de incentivar os sobreviventes e seus familiares. Nagase Osamu, Oficial da Inclusion International, participou da reunião e agradeceu as atividades deste grupo. Você pode acessar a apresentação “Niji iro de Go” feita por Nagase na bem-sucedida “Europe in Action” (Europa em Ação), na Lituânia, em junho de 2019, no link abaixo:
Acesse
Inclusion International expressa sua simpatia às vítimas do ataque no Japão
Em nome da comunidade mundial de pessoas com deficiência intelectual e de suas famílias, a Inclusion International estende sua mais profunda simpatia às famílias, amigos e comunidade das vítimas do terrível ataque no Japão. É com muita tristeza que marcamos a perda de 19 pessoas que foram mortas no ataque a uma unidade de atendimento residencial em Sagamihara. Nossos pensamentos estão com aqueles que perderam entes queridos e muitos outros
Ao longo da história, pessoas com deficiência intelectual foram alvo de crimes de ódio e outros atos de violência em todas as partes do mundo. O atacante atacou pessoas inocentes que viviam na instituição, pessoas que tinham vidas, famílias e valor. Continuamos comprometidos como rede global para garantir que as pessoas com deficiência sejam valorizadas e incluídas em nossas comunidades. “Deveríamos ser capazes de aprender mais com essa tragédia horrível sabendo mais sobre cada indivíduo. Ao fazer isso, devemos poder valorizar toda e qualquer vida. Para ouvir as vozes dos perdidos, desejo saber mais sobre eles”, escreveu Nagase Osamu, membro do Conselho da Inclusion International que mora na prefeitura onde os assassinatos ocorreram.
Para mostrar às famílias das vítimas que lamentamos sua perda e que a vida das pessoas com deficiência intelectual é importante, convidamos nossos membros a nos enviar suas mensagens de condolências em nossa página no Facebook, no Twitter ou por e-mail. Coletaremos e compartilharemos essa mensagem com a Inclusion Japan e as famílias das vítimas.
“Estamos horrorizados com o ato bárbaro contra essas pessoas inocentes com deficiências intelectuais e psicossociais. A comunidade mundial da deficiência intelectual estende sua simpatia a esses indivíduos e famílias neste momento terrível. Vamos nos reunir para lembrar as vítimas como cidadãos valorizados do mundo. Vamos continuar lutando por uma sociedade que dê às pessoas com deficiência intelectual direitos iguais para viver suas vidas como quiserem.” Klaus Lachwitz, Presidente, Inclusion International
A Inclusion Japan divulgou esta declaração sobre o ataque e transmitiu esta mensagem a pessoas com deficiência.