Data: 8 Abril 2020
De acordo com seu mandato, o
Relatório GEM 2020 avaliará o progresso em direção ao Objetivo de
Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4) em educação e suas dez metas, bem como
outras metas educacionais relacionadas na agenda dos ODS. O relatório também
abordará a inclusão na educação, chamando a atenção para todos os excluídos da
educação, por causa de antecedentes ou habilidades. O Relatório é motivado pela
referência explícita à inclusão na Declaração de Incheon de 2015 e pelo apelo a
garantir uma educação de qualidade inclusiva e equitativa na formulação do ODS
4, a meta global para a educação. Isso nos lembra que, não importa qual
argumento possa ser construído em contrário, temos um imperativo moral para
garantir que toda criança tenha direito a uma educação apropriada de alta
qualidade.
O Relatório também explorará
os desafios que nos impedem de alcançar essa visão e demonstrará exemplos de
políticas concretas de países que conseguem enfrentá-las com sucesso. Isso
inclui diferentes entendimentos da palavra inclusão, falta de apoio ao
professor, ausência de dados sobre os excluídos da educação, infraestrutura
inadequada, persistência de sistemas paralelos e escolas especiais, falta de
vontade política e apoio da comunidade, financiamento não direcionado,
governança descoordenada, leis múltiplas, mas inconsistentes, e políticas que
não estão sendo devidamente seguidas.
Para complementar seu banco de
dados on-line sobre Desigualdades na Educação (WIDE), em janeiro de 2020, o Relatório GEM lançou uma
nova ferramenta de monitoramento on-line, Progresso na Educação (Education progress), contando a história por
trás dos dados do ODS 4 usando as mais recentes tecnologias de publicação
on-line e visualização de dados.
Uma nova plataforma on-line
complementar de Perfis de Educação, preparada pela equipe do Relatório
GEM, será lançada em abril de 2020 descrevendo as leis e políticas dos países
sobre inclusão e educação.
Em 2020, o Relatório GEM
também lançará dois relatórios regionais especiais produzidos em
colaboração com parceiros regionais. Os relatórios oferecerão um mergulho
profundo na inclusão e educação na América Latina e no Caribe (julho / agosto
de 2020) e Europa Central e Oriental, Cáucaso e Ásia Central (dezembro de 2020).