Nos tornamos referência no movimento pela Causa da Deficiência Intelectual no Brasil.
Nossa história passou por todas as etapas que um bom amadurecimento exige. Fomos fundados em 1961. Liderados pela Dona Jô Clemente, mãe e empreendedora, e um grupo de pais inconformados, que compartilhavam das mesmas dúvidas e angústias sobre as experiências vividas com seus filhos com deficiência intelectual: “Como educar e dar ensino ao meu filho? Onde buscar conhecimento? Como trata-lo? E o mais importante, como fazer com que ele seja aceito e se insira na sociedade?”.
Convictos do potencial das pessoas com deficiência intelectual e do impacto positivo de sua inclusão, mobilizamos a sociedade e seus agentes, firmamos parcerias estratégicas, desenvolvemos soluções, pesquisas, diagnósticos, assistência etc. Sempre por meio de muita ciência e um grande espírito empreendedor.
O Teste do Pezinho, destinado ao diagnóstico precoce e obrigatório no Brasil, é uma das maiores conquistas da nossa Causa, dentre outros protocolos e leis.
No sentido de fortalecer a Causa da Deficiência Intelectual nacionalmente, criamos um Instituto de Ensino e Pesquisa para produzir e disseminar conhecimento técnico-científico que permitisse estimular discussões de assuntos velados pela sociedade, como o estigma de incapacidade das pessoas com deficiência intelectual, e evoluir e compartilhar as práticas de atendimento para que mais instituições que trabalham pela Causa da Deficiência Intelectual pudessem ampliar o seu impacto social.
Crescemos e garantimos menor dependência financeira do Governo com a criação de novas formas de captação e sustentabilidade. Os desafios da sociedade, do terceiro setor e a nossa complexidade aumentaram e demandaram maior profissionalização de nossa gestão e de nossas parcerias.
Pautados por nossos valores e nossa dedicação ganhamos eficiência e qualidade, que nos permitiu o reconhecimento com certificações como a ISO 9001 em nosso laboratório, ONG Transparente e Melhores ONGs 2018 nas áreas de saúde e gestão.
Construímos uma reputação nacional, internacional e ganhamos mais credibilidade.
Atentos à transformação do olhar da sociedade sobre a pessoa com deficiência intelectual, também nos transformamos e intensificamos nosso alinhamento com as principais tendências definidas pela Convenção das Nações Unidas.
Nesta jornada de amadurecimento e constante aprendizagem, ganhamos maior clareza do significado de nossa trajetória e do nosso Propósito.
Com a consciência de que este processo representa a evolução de nossa “Identidade científica-empreendedora”, elevamos nosso compromisso com a Causa da Deficiência Intelectual: com o pioneirismo, muita ciência e a credibilidade já conquistada, pretendemos ser a melhor referência e influenciadora no País na promoção da prevenção, da inclusão da pessoa com deficiência intelectual e no seu desenvolvimento pleno em uma sociedade para todos.
E para garantir maior eficiência, agilidade e autonomia para ampliar nossas descobertas científicas, produzir e compartilhar nosso conhecimento, inovações, transferência de tecnologia, e ações mais efetivas no âmbito da construção de políticas públicas e da inclusão social, nos tornamos o Instituto Jô Clemente.