Objetivos Específicos:
1. Realizar diagnóstico de Deficiência Intelectual de forma mais rápida, preferencialmente no início da vida da criança e do adolescente com suspeita de Deficiência Intelectual.
2. Investigar a causa da Deficiência Intelectual, a fim de garantir intervenção mais adequada e consequentemente contribuir com melhora na qualidade de vida das crianças e adolescentes.
3. Realizar encaminhamento das crianças e adolescentes com Deficiência Intelectual elegível para os serviços regulares da Organização e da rede de saúde do munícipio, visando garantir maior efetividade do desenvolvimento do plano de atendimento individual de cada beneficiário.
Realização do Diagnóstico:
I - Triagem: todo o processo de atendimento ambulatorial de diagnóstico tem início com a triagem dos pacientes que chegam à porta do Instituto Jô Clemente (IJC). Nesta primeira fase, um assistente social e um psicólogo, serão responsáveis por realizar o primeiro atendimento e avaliar se a criança ou adolescente tem critério para o projeto (diagnóstico clínico). Caso não seja, será encaminhado ao serviço externo mais adequado. O paciente com perfil para o projeto passará, então, ao momento seguinte de agendamento de sua consulta para a realização do psicodiagnóstico.
II - Psicodiagnóstico: avaliação psicológica com foco na inteligência, de acordo com escalas atualmente padronizadas na população brasileira, como por exemplo: WISC / WAIS / WASI, entrevistas clínicas estruturadas com os beneficiários diretos e suas respectivas famílias.
Investigação diagnóstica:
I - Consultas da investigação da etiologia da Deficiência Intelectual: os atendimentos serão realizados segundo condições e especificidades técnicas de cada especialidade. Em média cada beneficiário direto realiza 06 (seis) consultas. Na medida em que o beneficiário direto tiver seu diagnóstico realizado ou esgotadas as frentes de atendimento no Instituto Jô Clemente (IJC), o beneficiário direto receberá alta e será encaminhado aos recursos que forem mais adequados ao desenvolvimento de suas potencialidades. Estas consultas compreendem atendimentos em três especialidades:
II - Fechamento do Diagnóstico da Deficiência Intelectual: serão realizadas reuniões semanais para discussão dos casos atendidos, visando maior enriquecimento quanto à compreensão de cada contexto individual, estrutura e apoio aos familiares. Após a conclusão da avaliação psicológica e avaliação médica o caso é levado para discussão em reunião de equipe onde ocorre o fechamento do diagnóstico e etiológico envolvendo psiquiatra, neurologista, geneticista, assistente social e psicólogo, profissionais inclusos neste projeto.
12 meses – de 01/08/2025 a 31/07/2026
Termo de Fomento – TF 047 /2025
Plano de trabalho