Atualmente, toda criança nascida em território brasileiro tem direito ao Teste do Pezinho Básico, totalmente gratuito. Esses exames são realizados em laboratórios oficiais e credenciados pelo Ministério da Saúde, e as coletas de sangue são feitas nas maternidades públicas ou nos postos de saúde.
O Teste do Pezinho é um exame rápido de prevenção que coleta gotinhas de sangue do calcanhar do bebê para impedir o desenvolvimento de doenças que, se não tratadas, podem levar à Deficiência Intelectual e causar outros prejuízos à qualidade de vida das pessoas.
O Projeto Prevenção e Qualidade de Vida na Primeira Infância, por meio do Serviço de Referência do Ambulatório de Triagem Neonatal do Instituto Jô Clemente (IJC), irá oferecer a realização da avaliação do desenvolvimento global a crianças de 0 a 6 anos nascidas vivas no município de São Paulo. Este projeto é voltado para crianças com diagnóstico de fenilcetonúria, deficiência de biotinidase e hipotireoidismo congênito, doenças detectadas no Teste do Pezinho e que, se não tratadas adequadamente, podem levar à Deficiência Intelectual.
940 crianças, na faixa etária entre 0 e 6 anos e 11 meses.
Tendo em vista que pacientes com fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito e deficiência de biotinidase podem desenvolver Deficiência Intelectual se o tratamento não for seguido de forma adequada, é necessário um acompanhamento periódico do desenvolvimento neuropsicomotor das crianças com essas patologias.
A percepção precoce de atrasos no desenvolvimento permite que intervenções sejam realizadas em tempo oportuno. Dessa forma, a criança poderá ser submetida a tratamentos e terapias para estimular os domínios onde o atraso é evidente.
O Projeto possui quatro etapas:
1. Avaliação do desenvolvimento;
2. Consulta médica para devolutiva da avaliação nos casos em que o atraso for detectado;
3. Encaminhamento para atendimento especializado;
4. Desenvolvimento de materiais para sensibilização dos familiares.
Maio de 2024 a abril de 2025
Termo de Fomento – TF 040/2024
Plano de trabalho